A Secretaria Municipal da Saúde de Ourinhos (distante 95 quilômetros de Marília) e a Gerência de Saúde Bucal oferecem à população do município o projeto de próteses totais dentárias com o objetivo de reabilitar o sorriso dos moradores. A proposta visa atingir o que perderam todos os dentes, a fim de reestabelecer as funções de mastigação, de fala, estética e, com isso, a autoestima e capacidade social.
Para ter acesso ao projeto, o munícipe deve procurar a unidade de saúde mais próxima para uma avaliação odontológica. Se indicado, vai ser encaminhado para o tratamento.
Hoje, o projeto de reabilitação com próteses totais dentárias em Ourinhos é um processo digitalizado e está divido em etapas que asseguram otimização de tempo e custos. A iniciativa tem ainda critérios que buscam dar a máxima qualidade ao trabalho.
De acordo com a Gerência de Saúde Bucal, este ano já foram atualizados os dados cadastrais de mais de 1.000 pacientes, de forma digital, sendo que, 400 pessoas já passaram por uma avaliação pré-protética, o qual o cirurgião dentista verificou todas as necessidades quanto à saúde oral do paciente, inclusive fatores que possam favorecer o aparecimento do câncer bucal.
Destes 400 pacientes, este ano já foram atendidos para confecção das próteses totais dentárias quase 200 pacientes e serão entregues 177 novos sorrisos ainda neste mês.
Todas as etapas estão sendo registradas digitalmente, o que proporciona um acesso rápido aos números alcançados durante todo o processo. Além disso, foi elaborada uma cartilha que dá aos pacientes as informações quanto à forma de uso e os cuidados com as próteses totais. Serão feitos também controles periódicos para avaliar a adaptação as próteses.