MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 02 jun. 2023
NOTA BAIXA

Marília é reprovada em ranking da limpeza urbana

Município não conseguiu uma boa colocação no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu).
por Alcyr Netto
Marília teve classificação considerada muito baixa no índice (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

Marília não conseguiu uma boa colocação no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu), ferramenta estatística para mensurar o grau de aderência dos municípios brasileiros às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A nota geral foi considerada muito baixa para classificação.

Com a criação do Islu, as empresas que atuam na cadeia de resíduos, as associações de classe, o setor financeiro, os governos e toda a sociedade passaram a contar com uma ferramenta útil para analisar e diagnosticar a real situação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, bem como para identificar e aproveitar oportunidades de melhoria da qualidade de serviços e da ampliação dos negócios por um prisma sustentável.

A pontuação varia entre 0 (baixo desenvolvimento) e 1 (elevado desenvolvimento). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é considerado o município. Até 0,499 é considerado muito baixo. Entre 0,500 e 0,599 é considerado baixo. O Islu ainda leva em conta que pontuação média para os que ficam entre 0,600 e 0,699. A partir de 0,700 até 0,799 é considerado alto e acima de 0,800 muito alto.

No quadro geral, Marília ficou com o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana em 0,494, considerado muito baixo. Para chegar nesta pontuação, a cidade teve 0,856 de engajamento, mensurando, na população, o grau de desenvolvimento econômico e social e a cobertura do serviço de coleta.

Outra boa pontuação da cidade ficou na dimensão em que é verificada a geração do passivo ambiental de um município por meio do cálculo da quantidade de resíduos dispostos inadequadamente em lixões e aterros controlados. Marília teve nota 1,000 neste quesito.

Em contrapartida, o município teve nota 0 no item que busca identificar o grau de sustentabilidade financeira proporcionado pela cobrança diante dos esforços da cidade para a prestação de serviços de manejo de resíduos sólidos. Com o uso desse indicador, é possível analisar a capacidade de Marília em sustentar financeiramente os serviços do tipo.

Outro quesito que ficou sem pontuação em Marília foi o que busca identificar o grau de adesão do município quanto ao estímulo à recuperação de materiais recicláveis.

A edição de 2022 do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana foi elaborada com base nos dados fornecidos por fontes públicas, como o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU).

Dos 4.480 participantes do SNIS e elegíveis a participar da 7ª edição do estudo, 3.195 municípios (71%) ficaram na faixa “muito baixa”, como Marília. O Islu ainda apontou 775 municípios (17%) na faixa “baixa”, 342 municípios (8%) na faixa “média”, 167 municípios (4%) na faixa “alta” e apenas um município (0,02%) na faixa “muito alta”.

OUTRO LADO

O Marília Notícia chegou a questionar a Prefeitura sobre o que tem sido feito pela administração para solucionar as demandas e melhorar a nota do município. Também perguntou como a pasta que trata a questão pretende driblar estas questões, qual o planejamento e se há um estudo a ser colocado em prática. Quando isso deve acontecer ainda foi indagado. Até a publicação desta matéria, contudo, não havia retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
  • 2
    Deslizamento em obra deixa quatro mortos em Promissão
  • 3
    Corpo de idosa é localizado em poço após escavação de quase 30 metros
  • 4
    Estado é condenado após vazamento de fotos do IML em Marília

Escolhas do editor

GOLPE COM ENDEREÇO
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimasEsquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
EDUCAÇÃO
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até marçoObra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
ORDEM JUDICIAL
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em MaríliaPolícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
CARREIRA
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicadoCâmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado

Últimas notícias

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília
Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie