MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Variedades
seg. 04 jan. 2016

Mulher só enxerga quando muda de personalidade

por Amanda Brandão

mulher-cega

Ela tinha 33 anos quando visitou pela primeira vez a clínica psiquiátrica do médico alemão Bruno Waldvogel acompanhada de seu cão-guia, como costumava fazer há mais de uma década.

Tinha perdido a visão por completo havia 13 anos, após sofrer um acidente traumático sobre o qual os médicos não fornecem detalhes.

Na época, ela foi diagnosticada com cegueira cortical, causada – de acordo com seu laudo médico – pelo dano cerebral ocasionado pelo acidente. Mas os motivos que a levaram à clínica de Waldvogel não tinham a ver com a cegueira.

A protagonista desta história, cujas iniciais são B.T., também sofria de transtorno dissociativo de identidade (múltipla personalidade) desde antes do evento traumático.

“Ela apresentava mais de 10 personalidades”, diz artigo assinado pelo doutor Waldvogel e por Hans Strasburger, professor assistente de psicologia médica do Instituto de Medicina Psicológica de Munique, e que também tratou a paciente.

“Ela mudava de identidade espontaneamente. Em cada personalidade adotava nome, idade, gênero, atitudes e temperamento diferentes”, relata o artigo.

“Em alguns casos, a paciente falava até mesmo línguas diferentes; às vezes só inglês, outras alemão e, algumas vezes, os dois idiomas misturados.” Segundo a análise médica, a paciente havia vivido alguns anos, durante sua infância, em um país de língua inglesa. Por isso conhecia o idioma.

“O mais surpreendente foi quando, na quarta consulta, encarnando a identidade de um garoto adolescente, ela recuperou a visão de repente”, disse à BBC o professor Strasburger.

“A paciente reconheceu algumas palavras no título de uma revista. No princípio eram só letras, mas depois, muito rapidamente, começou a visualizar objetos, até que chegou a recuperar a visão por completo.”

“É incrível como esta paciente é capaz de mudar de um estado a outro, de modo que às vezes ela enxerga e outras vezes não. É o primeiro caso que se conhece dessas características”, disse Strasburger. Segundo o especialista, nenhum de seus colegas havia ouvido falar de um algo parecido.

Waldvogel e Strasburger chegaram à conclusão de que o primeiro diagnóstico havia sido equivocado: a cegueira de B.T. não era cortical, porque não se devia ao traumatismo cranioencefálico causado pelo acidente.

Se tratava de uma cegueira “psicológica”, ou uma “perturbação psicógena da visão”, tal como a descreveu Sigmund Freud em 1910.

Fonte: G1

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista embriagado é preso após acidente com morte em Oriente
  • 2
    Mal súbito ao volante provoca acidente com sete carros na SP-294
  • 3
    Família procura pintor desaparecido em Marília após mensagem ‘estranha’ por celular
  • 4
    Novas provas agravam caso de gato queimado em condomínio de Garça

Escolhas do editor

MORTE NO TRÂNSITO
Motorista embriagado é preso após acidente com morte em OrienteMotorista embriagado é preso após acidente com morte em Oriente
Motorista embriagado é preso após acidente com morte em Oriente
RODOVIAS
Triunfo cobra pedágio, mas rejeita culpa por alagamentos na BR-153Triunfo cobra pedágio, mas rejeita culpa por alagamentos na BR-153
Triunfo cobra pedágio, mas rejeita culpa por alagamentos na BR-153
CRUELDADE
Novas provas agravam caso de gato queimado em condomínio de GarçaNovas provas agravam caso de gato queimado em condomínio de Garça
Novas provas agravam caso de gato queimado em condomínio de Garça
HOMICÍDIO
MP pede júri popular para irmãos que mataram empresário a marretadasMP pede júri popular para irmãos que mataram empresário a marretadas
MP pede júri popular para irmãos que mataram empresário a marretadas

Últimas notícias

Pai de Katrina faz protesto e acaba preso em Assis; Justiça libera após audiência
Mal súbito ao volante provoca acidente com sete carros na SP-294
Motorista embriagado é preso após acidente com morte em Oriente
Chuva chega forte, reforça alerta e causa transtornos em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie