Agricultura de Marília aproxima produtores rurais de linhas de crédito
Os produtores rurais de Marília participaram na manhã desta sexta-feira (19) do evento de acesso às linhas de crédito agropecuário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Organizada pela Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a atividade reuniu expositores e agências financeiras especializadas na oferta de financiamento rural, a exemplo do Banco do Brasil e Cooperativa de Crédito Coopermota. Também participaram representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).
O vice-prefeito Cícero Carlos da Silva (PL) ressaltou a estratégia de apoio aos produtores rurais, principalmente os que desenvolvem a agricultura familiar em Marília.
Também compareceram o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcelo Macedo, chefe de gabinete do governo municipal, Levi Gomes, vereadores Evandro Galete (PSDB) e Sergio Nechar (PSB), os subprefeitos Paulo Cezar Bezerra da Silva, do distrito de Avencas, Jaqueline Correia, de Amadeu Amaral, e Divino Donizete de Castro, da Fazenda do Estado, além do secretário municipal da Agricultura de Oscar Bressane, Alecssandro Júnior Garcia, o Marola.
O secretário Marcelo Macedo salientou que através dos programas de créditos para o agro, as famílias que trabalham com a produção rural poderão equipar suas propriedades e aperfeiçoar as lavouras. “Esta aproximação que estamos oferecendo é essencial para o êxito dos agricultores familiares de Marília”, considerou o secretário municipal. O vereador Evandro Galete, que discursou em nome do Poder Legislativo, ressaltou a relevância da agropecuária para a economia mariliense e defendeu a realização em Marília de uma feira da agricultura familiar, a exemplo da Agrifam, que anualmente acontecia em Lençóis Paulista. “Precisamos valorizar os produtores rurais cada vez mais”, salientou.
A Cati Regional Marília esteve representada pelo diretor técnico de divisão Luiz Felipe de Onofre Borges, o Banco do Brasil pela gerente Fabiana Alves – que ministrou palestra sobre oferecimento de crédito agro e linhas de financiamento para a produção rural -, Sebrae pelo consultor de negócios Luciano Zapata Barizan e a Coopermota pela gerente Miriam Trevisan Romano.
As empresas Itaeté Máquinas John Deere, JM Rolamentos e Lemak montaram estandes na sede da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e representantes do Sindicato Patronal Rural, a exemplo do presidente Fernando Botelho Vilella e diretor Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, acompanharam o evento de acesso ao crédito agro.