MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 18 maio. 2023
SAÚDE DA FAMÍLIA

Prefeitura acusa AHBB de má-fé em processo para gestão dos postos de Saúde

Petição protocolada pela Procuradoria Geral do Município aponta que a associação teria apresentado documento na 'tentativa de induzir em erro o Judiciário'.
por Samantha Ciuffa
Associação recebeu liminar da Justiça de Marília para voltar ao pregão (Foto: Arquivo/MN)

A Prefeitura de Marília acusou a Associação Hospital Beneficente do Brasil (AHBB) de agir com má-fé em processo judicial que determinou o reingresso da entidade ao edital de licitação da Estratégia Saúde da Família (ESF).

De acordo com a petição protocolada pela Procuradoria Geral do Município juntamente com a presidente da Comissão Especial de Seleção do pregão, Andrea Carla Martins, a associação teria apresentado um documento de forma leviana, “em clara tentativa de induzir em erro o Judiciário”.

O Executivo alega que a AHBB indicou, na ação, uma Cédula de Crédito Bancário (CCB) como se fosse um seguro-garantia para demonstrar sua qualificação econômico-financeira. Este seria, ainda de acordo com a Prefeitura, um ato intencionalmente abusivo com intuito de prejudicar o entendimento do juiz.

“A referida CCB, como qualquer outra CCB, […] serve como espécie de empréstimo para provisionar fundos à conta bancária de seu emitente – no caso a Impetrante. Mas, jamais, em hipótese alguma, há qualquer disposição de que tal valor esteja provisionado única e exclusivamente para garantir uma dada operação ou, no presente, caso a licitação em comento. O dinheiro é provisionado na conta do contratante, dele podendo fazer uso livremente. Referido documento não prevê que o valor nele consignado terá como beneficiário a Prefeitura”, consta no texto.

Já o seguro-garantia seria “um importante instrumento para garantir a execução das obrigações contratuais de fazer, fornecer e prestar, que são celebradas pelo tomador em relação ao segurado” e teria como objetivo “garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo contratado perante a Administração, inclusive as multas, os prejuízos e as indenizações decorrentes de inadimplemento.”

O ponto principal elencado pelo município, portanto, é de que, diferente da CCB, o seguro-garantia determina que o licitante, neste caso a própria Prefeitura, será o beneficiário do montante consignado.

Diante disso, a Procuradoria pede pela extinção da liminar, que faria com que a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil fosse desclassificada novamente do processo licitatório, bem como a condenação da empresa por litigância de má-fé.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie