Preço do etanol faz compensar abastecer com gasolina
O aumento no preço do etanol em Marília fez com que muitos motoristas passassem a utilizar a gasolina na hora de encher o tanque. Atualmente, o combustível derivado do petróleo é o que mais compensa para quem abastece na cidade e possui carro flex. O consumidor precisa de atenção na hora de ir ao posto, se quiser economizar.
Embora pareça simples, para avaliar qual combustível é mais vantajoso, o consumidor deve considerar, sobretudo, que haverá mais consumo se o veículo for abastecido com o derivado da cana-de-açúcar.
Para valer a pena, a diferença do preço entre os dois deve compensar esse aumento no consumo. O etanol será mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou sair 30% mais barato, conforme parâmetros do Inmetro.
Como o álcool consome 30% mais que a gasolina, seu custo deve ser pelo menos 30% menor para ser mais vantajoso.
Na hora de fazer a conta, é preciso dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, o recomendável é abastecer com álcool.
Em um posto de combustíveis analisado pelo Marília Notícia, no Jardim Cavallari, zona Oeste, o preço da gasolina estava custando R$ 5,35, enquanto o litro do etanol foi encontrado por R$ 3,89. O resultado da divisão foi de 0,72, ou seja, vantagem para a gasolina.