Rodeio em Oscar Bressane é retomado mesmo após acidentes
Será retomado nesta quinta-feira (4) o rodeio na cidade de Oscar Bressane (distante 40 quilômetros de Marília), que foi suspenso na semana passada após dois acidentes deixarem quatro pessoas feridas, incluindo uma criança de três anos e dez meses, que precisou ser levada até o Hospital Materno Infantil (HMI) de Marília e em seguida transferida para o Hospital Estadual de Bauru (HEB), onde permanece internada.
Como já noticiado pelo Marília Notícia, o caso foi registrado na noite da última quinta-feira (27). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a criança de apenas três anos, que foi socorrida inicialmente até o HMI de Marília, precisou ser transferida para o HEB.
Não há informações sobre o estado de saúde da menina, um vez que a família não teria autorizado a divulgação de informações sobre o quadro. As outras vítimas são três mulheres de 37, 43 e 64 anos, que já receberam alta.
De acordo com informações apuradas pela polícia, durante a realização da 27ª Festa do Peão de Oscar Bressane, por volta das 21h30 do dia 27 de abril, houve a queda de uma tábua da arquibancada, com as vítimas caindo em uma área de gramado. Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma ambulância da Prefeitura local socorreram duas mulheres e a criança até o Hospital das Clínicas (HC) e HMI de Marília.
A área foi isolada para perícia e o Corpo de Bombeiros foi acionado para vistoria. Por volta das 22h30, outra ala da arquibancada caiu. Nessa parte estava uma bombeira civil, de 43 anos, que não sofreu lesões aparentes. Por volta das 23h, a festa foi interrompida pela Prefeitura e pela organização do evento.
O MN apurou que, antes da realização da festa, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) propôs uma Ação Civil Pública Cautelar Inominada, por informações de que a realização do evento não estaria cumprindo as especificações de segurança do local, não possuindo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) aprovado.
O 10º Grupamento de Bombeiros teria confirmado a entrada do projeto do referido evento e a vistoria foi realizada no dia 27 de abril, no período da manhã, sendo o local reprovado por alterações no projeto inicial, de forma que seria necessária a apresentação de um novo projeto técnico. Foram reportadas incompatibilidades das saídas de emergência com a capacidade de público, entre outras circunstâncias de alterações estruturais.
“O Corpo de Bombeiros realizou vistoria de regularização no dia 27 de abril de 2023, sendo apontadas por meio de relatório as irregularidades a serem sanadas, como alteração do layout e redução do comprimento das rotas de fuga. Nessa oportunidade, o responsável foi orientado a não realizar o evento sem o devido AVCB. Em outro momento, foi realizada uma vistoria de fiscalização, sendo entregue o Auto de Infração com a advertência ao responsável pelo evento”, informou a corporação ao Marília Notícia.
No dia seguinte (28), após o acidente, o MP se manifestou novamente, reforçando a necessidade de uma liminar para impedir o prosseguimento da festa. O juiz Victor Gavazzi Cesar deferiu a liminar pedida pelo MP, determinando a suspensão do evento.
Segundo Edson José Cabral, membro da Comissão Organizadora do rodeio, o Corpo de Bombeiros esteve no local novamente nesta quarta-feira (3), quando aprovou o projeto e liberou o evento.
A informação foi confirmada pela corporação. “Após as irregularidades serem sanadas, foi realizada nova vistoria de regularização e concedido o AVCB. Importante reforçar a importância de os organizadores de eventos solicitarem a vistoria do Corpo de Bombeiros em tempo hábil, sendo que as vistorias devem ser solicitadas com antecedência mínima de 2 dias e as análises de projetos, com 7 dias de antecedência, para que eventuais irregularidades sejam sanadas e o evento seja realizado com a segurança necessária”, disse ao MN o Corpo de Bombeiros.
“A festa é feita com portões abertos e não é um evento grande. Está muito bem montado. A festa não tem bilheteria, nem fins políticos. São poucos em Oscar Bressane que conseguem ir a festas em outras cidades, por isso realizamos esse evento. Os Bombeiros pediram para que fizéssemos umas mudanças lá e está tudo normal. Vamos retomar o evento nesta quinta e seguimos até domingo”, afirmou Cabral ao Marília Notícia.
O site ainda pediu atualização do estado de saúde da criança que segue internada em Bauru, mas não obteve retorno por suposta falta de autorização da família. Houve ainda tentativa de contato com os familiares da criança, sem sucesso.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Aéliton Roberto de Sousa, foi elaborado um Boletim de Ocorrência de lesão corporal culposa, a princípio, do dia seguinte ao acidente.
“[Agora] depende de representação. Elas [vítimas] têm que manifestar se querem providências da Polícia Judiciária ou não”, afirmou.
Com colaboração de Alcyr Netto