Assistência Social recebe projeto cultural gratuito
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social – Santa Antonieta, recebe desde 14 de abril o projeto “Oficinas Criativas Arte e Sustentabilidade”, uma oficina de música com modalidade de cordas. São duas turmas, com um total de 49 alunos atendidos.
O Projeto foi intermediado pelo secretário da Cultura, André Gomes Pereira, que vê na Arte e na Cultura, importantes ferramentas de transformação social e pessoal.
Com patrocínio da iniciativa privada e com duração de dez meses, o projeto recebe participantes a partir de 11 anos e tem como objetivo oportunizar o contato prolongado com atividades musicais, que desenvolvem a expressão individual e a prática de ações culturais coletivas. Ao final do projeto, os participantes irão apresentar para a comunidade um recital com a aplicação do que foi trabalhado no decorrer do ano.
“Através da frente CPFL Jovem Geração, apoiamos projetos inspiradores para o futuro de crianças e adolescentes. As Oficinas Criativas: Arte e Sustentabilidade integram essa frente e fazem da música um caminho para reduzir vulnerabilidades e promover inclusão”, observa a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.
De acordo com o professor Fábio Perucci, coordenador do projeto, ações como essa são importantes pois possibilitam aos jovens acesso a novos tipos de conhecimento: “Incentivar e promover a educação musical, por meio de projetos e oficinas, oportuniza a descoberta e desenvolvimento de diferentes habilidades e, absolutamente, favorece o desenvolvimento pessoal na sua totalidade (cognitivo, emocional e social). A educação musical possibilita a ascensão e/ou transformação social, o respeito entre os povos e a prática efetiva da cidadania. Em suma, incentivar e promovê-la, certamente é colaborar, imensuravelmente, para o enriquecimento individual e coletivo nas suas diferentes dimensões”, acrescenta.
Acreditamos que valorizar a música, incentivar a arte, contribuir para o bem-estar individual e coletivo, sustentar e fomentar as atividades culturais e estruturar e profissionalizar aqueles que desejam seguir carreira é de extrema importância.
OFICINAS
A iniciativa permanece neste itinerário por dez meses, e a programação está detalhada abaixo. Este projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
A produção das oficinas é da Renovarte Produtora Cultural, [https://www.renovarte.art.br] – empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis incentivo como ProAC e Rouanet, em parceria com a empresa Núcleo Cultural, e apoio da Secretaria da Cultura de Marilia.