MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 22 abr. 2023

Gastronomia oriental atrai marilienses para o Japan Fest

por Alcyr Netto

Bento e Mariana escolheram o yakisoba na primeira noite do Japan Fest em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O Japan Fest é um evento que envolve vários elementos da cultura nipônica, mas a área da gastronomia é uma das favoritas de quem participa da festa. Existe uma variedade de alimentos para todos os gostos. O yakissoba e o tempura são alguns dos mais procurados, mas também é servido sushi, pastel, doces e sobremesas típicas do Japão e outros países.

A Associação Okinawa de Marília está presente no Japan Fest desde a sua primeira edição. O presidente Hideo Higa explicou que o carro-chefe de vendas é o tempura, com uma receita que foi adaptada ao longo dos anos para o paladar do brasileiro.

“Vendemos tempura e pastel, mas todo mundo já vem pensando no tempura. Participamos desde a primeira edição deste evento. É uma receita nossa, que nasceu com os nossos ancestrais. Eles trouxeram a receita e foram aperfeiçoando para o paladar dos brasileiros. Tem muita gente querendo copiar, mas é segredo de Estado”, conta Higa.

Equipe da Associação Okinawa preparando o tempura e o pastel (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O tempura é feito com repolho, cenoura, cebola e vagem, além de farinha e temperos japoneses. Os ingredientes são colocados no tacho com óleo fervendo, preparado com muito cuidado e carinho pelos seus voluntários.

Os marilienses Rogério Simões Garbi e Valquíria Rodrigues Garbi aproveitaram a primeira noite do Japan Fest. Eles gostam de acompanhar o concurso Miss Nikkey e sempre procuram o tempura para comer.

“Gostamos muito da festa, principalmente do primeiro dia, por causa do concurso. Estamos aqui comendo um tempura e aguardando o início do Miss Nikkey”, revela Rogério.

Rogério e Valquíria aproveitaram o primeiro dia para saborear um tempurá e acompanhar o Miss Nikkey (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Já Diva Suguio está com uma barraca no Japan Fest vendendo outros produtos da culinária japonesa, como sushi, oniguiri com recheio de atum e salmão, fukashi manju e ainda o famoso yaki manju, um doce feito com feijão.

“Entre brasileiros e japoneses, o que mais procuram é o yaki manju, com recheio de doce de feijão. Estamos todos os anos aqui e o pessoal já conhece a qualidade dos produtos que comercializamos”, explica Diva.

Diva comentou que o doce de feijão é o mais procurado em sua barraca (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Outro produto muito procurado é o yakisoba. Bento Neto e Mariana Aiko chegaram cedo ao Japan Fest e logo escolheram o produto para saborear. Com a pandemia da Covid-19, o evento deixou de ser realizado e eles já estavam sentindo falta.

O Japan Fest conta ainda com espetinhos, pasteis, rolinho primavera, massa artesanal, karaguê, chicken katsu, tonkatsu, guioza, batata frita, temaki, curry rice, choux cream, cachorro quente coreano, chicken lamen e vários outros alimentos da tradicional culinária oriental.

Tempura sendo preparado no Japan Fest (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

(Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

(Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Equipe preparando pastel no Japan Fest (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

(Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Amigos aproveitando um sorvete frito no Japan Fest (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Espetinhos coreanos no Japan Fest (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
  • 2
    PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e região
  • 3
    PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio
  • 4
    Colisão com capotamento deixa feridos na rodovia SP-294 em Pompeia

Escolhas do editor

FLAGRANTE
PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e regiãoPF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e região
PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e região
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoalHomem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
SEM OBRAS
Prazo termina e ampliação do aeroporto de Marília segue no papelPrazo termina e ampliação do aeroporto de Marília segue no papel
Prazo termina e ampliação do aeroporto de Marília segue no papel
ENTREVISTA DA SEMANA
‘O vereador é o ator político mais próximo da população’, diz Diretora da Câmara‘O vereador é o ator político mais próximo da população’, diz Diretora da Câmara
‘O vereador é o ator político mais próximo da população’, diz Diretora da Câmara

Últimas notícias

PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e região
Seca perde força no Brasil em fevereiro após chuvas acima da média
Embrapa inaugura unidade de pesquisa para fortalecer agro na Baixada Cuiabana
Juiz dos EUA barra regra do Pentágono que limitava acesso da imprensa

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie