Vendas da Páscoa já registram um ligeiro aumento em Marília
Com a aproximação da Páscoa cresce a expectativa de vendas de chocolates e produtos típicos desta época no comércio. Em Marília, já houve aumento da comercialização de ovos de Páscoa na comparação com o ano passado, sendo necessário reforçar o estoque para dar conta das vendas que antecedem a data comemorativa.
De acordo com Istênio Alves Barbosa, gerente comercial de um supermercado local, foi registrado aumento de 40% nas vendas de ovos de páscoa em 2023. As vendas de bacalhau estão 50% maiores que o mesmo período do ano passado, com o quilo do pescado sendo vendido a partir de R$ 59,90.
“As vendas de peixe estão 25% maiores, com destaques para filé de merluza e tilápia, congelados e a sardinha”, conta Barbosa.
No ano passado, a Páscoa registrou aumento de 8,8% nas vendas em relação a 2021, gerando um faturamento de R$ 6,5 bilhões ao e-commerce brasileiro. Já em relação ao número de pedidos, o registro feito apontou alta de 10,6% em relação a 2021, totalizando 12,4 milhões de compras no e-commerce.
O varejo físico também teve aumento nas vendas de Páscoa do ano passado no Brasil, na comparação com 2021. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que os brasileiros tenham gastado cerca de R$ 2,1 bilhões no varejo.
De acordo com o estudo da Neogrid, apenas 2% dos consumidores estão dispostos a gastar mais de R$ 100 no produto. O preço é o principal fator de decisão, com 64% das respostas. Em seguida estão o sabor (51%), promoção (45%) e marca (41%). Além disso, 52% dos entrevistados afirmaram que pretendem gastar entre R$ 11 e $39.
Por ser um produto sazonal de alto valor agregado, é de se esperar que os ovos de Páscoa possuam um preço mais elevado em relação às demais categorias. Além disso, esse produto tem forte influência da alta inflação e custo alto para produção. Assim, o preço médio dos ovos está na faixa de R$ 63.
Apesar de já estarem em exposição nos supermercados, os artigos de Páscoa costumam ter vendas mais relevantes nos dias que antecedem o feriado, celebrado neste ano no dia 9 de abril.