Cresce número de moradores de rua e plano é traçado
O novo secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, Wilson Alves Damasceno, tem elaborado um plano para atendimento de pessoas em situação de rua, em parceria com outras pastas e instituições. O objetivo é diminuir o problema enfrentado na cidade.
Para que a iniciativa saia do papel, o gestor da pasta tem se reunido com diversos setores do município, em busca de oferecer dignidade a todos.
De acordo com Damasceno, que era o responsável pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a pandemia da Covid-19 aumentou o número de moradores de rua e pedintes espalhados pela cidade. E, para frear o avanço, Damasceno acredita que a união de esforços vai ser fundamental.
“Assumi recentemente a pasta e ainda estou realizando reuniões. Já estive na Casa Cidadã, mantive contato com representantes da Igreja Católica e da Polícia Militar. Estamos conversando com diversos setores, públicos e privados, para elaborar um projeto, em conjunto com essas instituições, para encontrar uma solução para ajudar essas pessoas”, revela ao Marília Notícia.
O secretário ressalta que a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social já realiza um importante trabalho em Marília, com acolhimento de moradores de rua e uma equipe de abordagem que procura saber, todos os dias, quem são essas pessoas que hoje estão espalhadas por todas as regiões da cidade.
“Ainda não dá para entrar em detalhes, pois ainda estamos fazendo os contatos. É um projeto que está sendo montado em conjunto com essas instituições. Já temos um trabalho estruturado em Marília, mas com o aumento no número de moradores de rua e pedintes, entendo que é preciso avançar nessa questão. O prefeito Daniel Alonso pediu prioridade para este tema”, conta o secretário.
A busca por parcerias deve envolver instituições públicas e privadas e englobar toda a sociedade civil. Um dos objetivos é oferecer capacitação e qualificação para quem se encontra em situação de rua, para que consiga trabalhar e tenha novamente dignidade.
“Essa situação já era esperada, por tudo que vivemos na saúde e economia durante a pandemia da Covid-19. Esse aumento é reflexo do momento que passamos. É algo presente em todo o país e não é diferente aqui em Marília, mas estamos buscando essas parcerias e vamos fortalecer esse trabalho, pois todos merecem ter mais dignidade”, conclui Wilson Damasceno.