Dicas para não sair da dieta durante as festas de final de ano
É só começar as festas de fim de ano que o desespero aparece: pratos deliciosos e extremamente calóricos. E ai? Para não comprometer a dieta, separamos alguns truques e trocas espertas para evitar que os eventos virem exageros para a sua saúde – e para a sua boa forma. Confira:
1ª: Não saia (tanto) da rotina. Isso significa, mesmo nos dias de festa, seguir alguns conceitos básicos da alimentação saudável, como: comer de três em três horas – assim, você evita picos de fome muito intensos e não chega ao evento (recheado de tentações!) de barriga vazia.
2ª: Beber bastante água. Quem está mal hidratado sente mais fome.
3º: Preferir alimentos ricos em nutrientes – e evite as chamadas calorias vazias, como aqueles recheados de açúcar e gordura, que não trazem nenhum benefício para o corpo.
3ª: Foco no equilíbrio mesmo que o evento ofereça opções mais calóricas, procure equilibrar o seu prato com pelo menos 1 porção de proteína (carne, peixe ou frango), somente um tipo de carboidrato (de preferência integral) e salada + legumes + verduras (de forma mais livre). Não se prive de comer seus pratos favoritos. Para não engordar, tente comer pequenas porções.
4ª: Maneire na bebida alcoólica ou pelo menos faça escolhas melhores. (Além de supercalóricas, elas contém o índice glicêmico bem alto, o que significa que se transformam em gordura rapidinho!)
5ª: Calcule antes de beber:
- Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 Kcal;
- Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162
- Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90 kcal
- Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal
- Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal
- Licores: 1 cálice (20ml) tem 69Kcal
- Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal
- Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal
- Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal
- Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72 Kcal
- Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal
6ª: Um bom jeito de evitar os exageros é fazer pratos completos e evitar os chamados “finger foods”. Dessa forma você elimina escolhas gordurosas e altamente calóricas como salgadinhos, biscoitos, bolos, pães de queijo e pizzas.
7ª: Ao servir seu prato, comece pelos alimentos mais saudáveis. Assim, você deixa menos espaço para as comidas gordurosas.
Fonte: M de Mulher