MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
sex. 03 fev. 2023

CBF avalia ampliar número de jogadores estrangeiros por jogo

por Agência Estado

O número de jogadores estrangeiros permitido por partida em competições nacionais de futebol pode aumentar. O departamento jurídico da CBF está elaborando um relatório para apresentar durante Conselho Técnico a respeito da ampliação da quantidade de atletas gringos que atuam nos clubes brasileiros.

O jurídico da CBF estuda o tema para saber se existe viabilidade de implementar a mudança e qual seria o limite mais adequado. A tendência é de que a proposta seja ampliar de cinco para sete estrangeiros permitidos por jogo.

A entidade está desenhando um estudo detalhado para que os clubes aprovem ou não a alteração no regulamento de competições. A informação foi primeiro divulgada pelo GE e confirmada pelo Estadão.

O assunto passou a ser discutido depois que alguns clubes, com mais ênfase o São Paulo, se manifestaram favoravelmente a expandir a quantidade de estrangeiros permitida. O time tricolor até enviou ofício à CBF e à Federação Paulista de Futebol (FPF), solicitando que o limite seja revisto.

Hoje, cada equipe pode relacionar até cinco jogadores que não são brasileiros por partida. O São Paulo tem oito gringos em seu elenco e lidera a lista entre os 20 clubes que disputam a Série A. Portanto, quando todos estão à disposição, o técnico Rogério Ceni tem que escolher três para cortar. Botafogo, Corinthians e Grêmio vêm na sequência, com seis atletas estrangeiros em cada um dos elencos.

O limite de cinco estrangeiros consta do artigo 42 do Regulamento Geral de Competições da CBF. “Os clubes poderão relacionar nas súmulas de cada partida até cinco atletas estrangeiros, excepcionados os registrados como refugiados que, para efeitos das competições coordenadas pela CBF, se equiparam aos atletas nacionais, sem nenhuma restrição de direitos”, diz o texto.

Na última alteração, feita em 2013, e vigente a partir de 2014, o número subiu de três para cinco atletas de fora do País que podem ser utilizados nas partidas dos campeonatos nacionais. Na Libertadores e Sul-Americanas, torneios organizados pela Conmebol, não há limite.

O departamento de Registro e Transferência e o jurídico da CBF estão analisando o tema. Os clubes argumentam que o número de argentinos, uruguaios, paraguaios e outros atletas vindos do exterior no Brasil é muito maior hoje do que no passado. A força do real frente a moedas de países vizinhos facilita a contratações de jogadores de fora do Brasil, sobretudo os sul-americanos.

A CBF deve levar o tema para votação em Conselho Técnico antes do início do Brasileirão, que começa no dia 15 de abril.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    MN TV: Arma falha durante execução de vítima em bar na zona sul
  • 2
    Polícia localiza bicicleta que teria sido usada por Guilherme Romero antes de desaparecer
  • 3
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 4
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro

Escolhas do editor

ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
CRIME INTERNACIONAL
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a EuropaDise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Últimas notícias

Santa Casa de Marília recebe doação de 210 travesseiros para leitos de internação
Deputados defendem ampliação do programa de escola cívico-militar em Marília
Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais
Polícia investiga suspeita de agressão contra idoso internado após cirurgia em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie