MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
sáb. 28 jan. 2023

Polícia Civil apura ameaça de chacina em empresa e na Câmara

por Alcyr Netto

Quatro vereadores foram citados em ameaça de chacina feita no fim do ano passado (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

A Polícia Civil investiga uma ameaça de chacina feita contra vereadores da Câmara de Marília. A intimidação chegou até os vereadores por e-mail em novembro do ano passado. O texto cita uso de armas de fogo, facas e até explosivos de uso militar. Os alvos seriam o ex-presidente da Câmara Marcos Rezende (PSD), além das dos vereadores Ivan Negão (PSB) – que faleceu no início do ano, vítima de um infarto -, Professora Daniela (PL) e Vânia Ramos (Republicanos).

A ameaça foi feita em 7 de novembro, sendo então encaminhada para a Polícia Civil, que decidiu instaurar inquérito policial para apurar os fatos. O texto foi encaminhado por uma pessoa ou grupo, com a identificação “Os Imbrocháveis”. Além dos vereadores ameaçados, o e-mail dizia que qualquer pessoa que estivesse no prédio da Câmara poderia ser um alvo colateral do ataque.

A ameaça não tinha qualquer indicação de autoria, mas tinha a inscrição “Deus, Pátria e Família”, além da indicação numérica 14/88, em suposta referência ligada a grupos racistas. O Marília Notícia teve acesso ao conteúdo do e-mail, cheio de erros de português.

O texto ameaçador fala sobre dois avisos na indústria de alimentos Marilan, com suposto ataque contra funcionários do local. Em seguida, os então criminosos iriam até a Câmara matar os quatro vereadores. O documento tem conteúdo racista, xenofóbico e misógino contra os vereadores.

O autor da ameaça fala em atear fogo na Câmara após os assassinatos. Os atos criminosos seriam em homenagem ao ex-deputado Roberto Jefferson, preso após atacar policiais federais. Também citam apoio aos caminhoneiros do país. A chacina seria o início de uma suposta revolução, que obrigaria as Forças Armadas a realizarem uma intervenção no Brasil, mantendo o ex-presidente Bolsonaro no poder.

(Reprodução: Divulgação)

O conteúdo das ameaças segue indicando como alvos o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Os vereadores Marcos Rezende, Ivan Negão, Professora Daniela e Vânia Ramos foram ouvidos no dia seguinte, pelo delegado José Carlos Costa, que instaurou o inquérito policial para apurar as ameaças e injúrias raciais.

O 8º promotor de Justiça de Marília, Gilson Cesar Augusto da Silva, também encaminhou para a Delegacia Seccional de Marília um pedido para instauração de inquérito policial sobre o caso. O mesmo e-mail com ameaças também foi encaminhado para o endereço da Ouvidoria da Prefeitura de Marília, sendo redirecionado para a Polícia Civil.

No dia 9 de novembro, a Polícia Civil já havia oficiado a empresa Google, responsável pelos e-mails do local, para informar dados sobre o possível remetente. O caso segue sendo investigado. Houve pedido de dilação de prazo para que a Polícia Civil siga realizando o trabalho, enquanto aguarda retorno do Google com informações  sobre a autoria do e-mail.

A vereadora Vânia Ramos declarou que, assim que a ameaça foi recebida na Câmara, o presidente da época, Marcos Rezende, tomou todas as providências pertinentes.

Os outros ameaçados também foram procurados, mas até o fechamento da reportagem não haviam dado retorno. O Marília Notícia também entrou em contato com a empresa Marilan, que não respondeu sobre a ameaça. Assim que novas respostas chegarem, o texto será atualizado.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 2
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 3
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 4
    Pintor é preso após a descoberta de oito pés de maconha em quintal na zona oeste

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie