Coronel Nonato é promovido para a reserva da PM
O coronel Mário Sérgio Nonato foi promovido e transferido para a reserva da Polícia Militar, após 35 anos de serviço, em publicação feita no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (24).
Nonato iniciou a carreira militar em 1987 e serviu em diversas unidades, tais como, 10º Grupamento de Bombeiros, em Marília; 8º Batalhão de Ações Especiais da Polícia, em Presidente Prudente; 23º BPM/M, em São Paulo; 32º BPM/I, em Assis; 25º BPM/I, em Dracena e 31º BPM/I, em Ourinhos e o 9º BPM/I, em Marília.
O coronel assumiu 9º BMP/I em maio de 2021. Em 2020, após 25 anos no 9º BPM/I, recebeu um convite para comandar o 8º Batalhão de Ações Especiais da Polícia, em Presidente Prudente (distante 177 quilômetros de Marília), onde permaneceu por seis meses.
Depois disso, foi também convidado para assumir o comando do 25º Batalhão da PM em Dracena (distante 197 quilômetros).
Já em fevereiro de 2021 passou a comandar o 31º Batalhão de Ourinhos (distante 95 quilômetros). Durante todo o período de mudanças, a família permaneceu em Marília, para onde Nonato retornou para substituir o tenente-coronel Hudson Covolan, que na época assumiu o Comando de Policiamento do Interior (CPI-4), em Bauru.
Em dezembro de 2022, Nonato recebeu o título de cidadão mariliense, da Câmara Municipal.
“É uma emoção muito forte. Ela [emoção] toma conta porque é o momento em que me despeço do serviço ativo da Polícia Militar, onde eu pude trabalhar por mais de 35 anos, tanto em Marília quanto em outras cidades da região”, se emociona o coronel.
Nonato ainda destaca que aprendeu bastante em Marília, falou sobre o trabalho conjunto com autoridades e também dos policiais.
“Aqui eu aprendi bastante […]. As autoridades constituídas sempre nos ajudaram muito nesse trabalho. Quero dizer sobre os policiais que estão no serviço ativo e os que já foram para inatividade, todos fizeram o melhor, estão fazendo e vão fazer sempre pela população mariliense, uma das mais seguras cidades do país”, afirma.
Nonato salienta ainda o trabalho conjunto com os outros órgãos de polícia.
“As outras instituições como Polícia Civil, Federal, Rodoviária Federal, Militar Rodoviária, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Científica e o Instituto Médico Legal sempre nos ajudaram. Polícias que trabalham em prol do bem comum, porque ninguém faz nada sozinho”, frisa.
O coronel agradece ainda à família, Deus e amigos. Também fala sobre os planos para o futuro.
“Gratidão à minha família, gratidão a Deus e pelos amigos que conseguimos nessa caminhada. Agora é vida que segue. Continuar os trabalhos sociais, as demandas de estudo, aprimoramento, é sempre bom ter a cabeça ocupada. Agradeço a cada um que ver essa mensagem pelo prestígio à nossa instituição que vive para a comunidade. Fizemos tudo que foi necessário para que a nossa cidade seja um destaque nacional”, finaliza Nonato.
HOMENAGEM
Os oficiais e praças do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior parabenizaram o coronel pela promoção.
“Ao eterno comandante do 9º BPM/I, coronel PM Sergio Nonato, os sinceros agradecimentos e votos de saúde e felicidades nessa nova fase de vida que se inicia”, diz trecho publicado na rede social do batalhão.
O substituto de Nonato ainda não foi definido. No momento, o comandante interino do 9º BPM/I é o major Fabiano Soares de Mendonça.