‘Cidade Joia’, Vera Cruz comemora 88 anos nesta quarta-feira
Vera Cruz comemora nesta quarta-feira (25) seu aniversário de 88 anos. Vilarejo fundado no dia 3 de outubro de 1923, por Pompeu de Souza Queiroz, o município teve a sua emancipação política-administrativa apenas no dia 25 de janeiro de 1935. A “Cidade Joia” é conhecida pelo Santuário Sagrado Coração de Jesus e pela tradicional festa de Corpus Christi, com grande envolvimento de toda a comunidade na decoração das ruas.
Segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no final de 2022, a cidade conta com 10.194 habitantes. Atualmente, a cidade tem Rodolfo Silva Davoli (Republicanos) como prefeito.
O Sagrado Coração de Jesus é padroeiro de Vera Cruz. A igreja é da cidade considerada um santuário e atrai uma romaria anual durante o mês de setembro, em devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
O monsenhor Florentino Santamaria foi o responsável pela construção do templo religioso. Ele havia chegado da Espanha e não poupou esforços para que toda a população se envolvesse no projeto de construir o Santuário.
A religiosidade da sua população pode ser presenciada durante o feriado de Corpus Christi. Vera Cruz é conhecida pela tradição na montagem de tapetes de terra e serragem colorida. A paróquia Sagrado Coração de Jesus organiza a decoração, que cobre as ruas do centro da cidade, desde 1937. São mais de 800 metros de percurso, chegando a 12 metros de largura em alguns trechos.
A cidade conta uma área de 247,854 km², sendo banhada pelo Rio do Peixe, Rio do Alegre, Rio Tibiriçá e Rio da Garça. Vera Cruz conta com um aeroporto de pista asfaltada com 770 metros de comprimento e 20 metros de largura.
Nascido em Gália, o autor Benedito Ruy Barbosa viveu em Vera Cruz, tirando a inspiração para muitas de suas novelas, que retratavam a vida dos imigrantes em meio aos cafezais. Uma de suas novelas mais marcantes foi “O Rei do Gado”, que contou a trajetória das famílias Mezenga e Berdinazzi, de Vera Cruz, homenageadas na TV Globo.
A cidade recentemente também virou ponto de parada para ciclistas vindos de Marília e Garça, que aproveitam trilhas rurais para pedalar na região.