Marília assina convênio para Circuito de Bikes e Trilhas
O Governo do Estado de São Paulo assinou um novo convênio com a Prefeitura de Marília para a transferência de recursos financeiros visando a criação de um Circuito de Bikes e Trilhas na cidade. O investimento será de R$ 466.551,66.
O Circuito estava previsto na revisão do Plano Diretor de Marília, com diversas sugestões para implantação de itens que buscam o fomento ao turismo em Marília. A proposta foi aprovada pela Câmara em junho do ano passado.
Segundo Fernanda Violante, secretária adjunta do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, todo o projeto foi feito com ajuda de um grupo de ciclistas do município. “Fizemos pelo menos três reuniões, e foram eles que apontaram as principais trilhas. São cerca de dez caminhos que já existem, rotas que os ciclistas já praticavam nas estradas rurais da cidade, e que agora serão sinalizadas e terão melhorias”, explica.
Uma das trilhas leva até o distrito de Avencas e a outra segue até as proximidades da entrada de Vera Cruz. A lista completa com todos os locais deve ser divulgada na próxima semana, mas outros detalhes já foram adiantados.
“Teremos quatro pontos de encontros na área urbana e outros quatro pontos de apoio nos distritos. Cada um deles contará com bancos, água, bicicletários e também um totem com a divulgação das trilhas. Nesse totem, haverá um QR Code, onde é possível acessar os percursos, grau de dificuldade e os atrativos de cada rota. Como em quase todas as trilhas tivemos descobertas de fósseis, esses pontos também serão sinalizados e o circuito receberá o nome de Rota dos Dinossauros. Teremos placas informativas ao longo das rotas”, afirma Fernanda.
TURISMO RURAL
Outro objetivo do projeto é fomentar o turismo rural, nas propriedades que oferecem algum tipo de serviço, como venda de doces e queijos, por exemplo. Os imóveis serão sinalizados para que os ciclistas possam fazer uma parada extra.
O próximo passo agora para a implantação do circuito de trilhas é a abertura da licitação. A expectativa da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico é de que as obras sejam finalizadas até o início de 2024.
Veja também: Conheça 24 trilhas para se encantar com Marília e região de bicicleta