Estimativa divulgada pelo IBGE prevê população de 238 mil em Marília
A estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta semana prevê que Marília possui 238.605 habitantes. O número é menor do que o estimado em 2021, quando a previsão era de cidade possuía 242.249 moradores, porém, maior do que o levantado no Censo de 2010, quando foi apurado que Marília tinha população de 216.745.
Segundo o chefe da agência do IBGE em Marília, Renan Henrique da Silva Nogueira, o Instituto é obrigado a divulgar essa estimativa anualmente, para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) possa calcular o rapasse de verbas para os municípios.
“O número divulgado agora leva em conta as pessoas já recenseadas pelo Censo 2022 e a expectativa dos domicílios ainda não visitados. O resultado final pode ser um pouco menor ou maior do que o divulgado nessa estimativa”, explica Nogueira.
Na cidade, é esperado que a coleta em campo do Censo seja concluída no dia 30 de janeiro. Até o momento, 227.107 pessoas já foram recenseadas, em 83.700 domicílios. A previsão é de que ainda restem de 2.700 a quatro mil casas para serem visitadas.
O escritório do IBGE de Marília é responsável pela realização do Censo em 15 cidades da região. Destas, a coleta em campo não foi concluída em apenas três: Marília, Garça e Vera Cruz.
Outras cidades como Pompeia, Oriente, Ocauçu e Júlio Mesquita, por exemplo, já tiveram a estimativa populacional feita de acordo com a conclusão da coleta.
Terminada a coleta em sua cidade, os moradores que não foram recenseados podem ligar para o Disque Censo, através do número 137, para passar os dados do seu domicílio.
“Temos percebido que apesar do crescimento no número de moradias, o número de habitantes em algumas cidades vêm diminuindo. Também já conseguimos perceber que a média de habitantes por moradia vem diminuindo. Em 2010, estava acima de 3,3. Hoje, a média está entre 2,6 e 2,7 moradores por casa”, conclui o chefe da agência.