Vinicius Camarinha e Dani Alonso são diplomados nesta 2ª
Os deputados estaduais eleitos por Marília Vinicius Camarinha (PSDB) e Dani Alonso (PL) são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo na manhã desta segunda-feira (19). A cerimônia teve início às 11h na Sala São Paulo, que fica no Centro da capital paulista.
Ao todo, serão diplomados 94 deputados estaduais, 70 deputados federais, o governador eleito por São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o vice Felício Ramuth (PSD) e o senador Marcos Pontes (PL).
Do grupo de parlamentares eleitos, pelo menos 13 deputados federais e 20 estaduais tiveram as contas de campanha reprovadas pela Justiça Eleitoral de São Paulo – entre eles Vinicius Camarinha. A rejeição das contas, no entanto, não interfere no processo de diplomação.
Apesar disso, se for proposta uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) para apurar eventual uso indevido de verba pública, culminando em condenação, o candidato pode perder o mandato.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse no cargo. O diploma é indispensável para que os eleitos tomem posse em 2023.