Vacinação contra a pólio termina com adesão de 82%
A campanha de vacinação contra a Poliomielite foi encerrada nesta segunda-feira (31) em Marília, sem atingir a meta. Foram vacinadas 82% das crianças com idade entre um e quatro anos. O objetivo era imunizar pelo menos 95% do público-alvo.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, foram vacinadas 9.259 crianças, de um público total de 11.242. Foram imunizadas 2.273 bebês de um ano, 2.168 de dois anos, 2.250 com três anos e 2.568 de quatro anos de idade.
A campanha nacional para a vacinação contra a Poliomielite foi iniciada no dia 8 de agosto, com previsão de término em 9 de setembro. Com baixa adesão em todo o país, a iniciativa foi prorrogada até o dia 30 de setembro e depois novamente até o dia 31 de outubro.
Ao longo deste período, diversas campanhas foram realizadas na cidade para atingir o maior número de crianças possível, inclusive com vacinações aos sábados e nas escolas.
DOENÇA
A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
A doença é causada pelo poliovírus, e a infecção se dá por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.
MULTIVACINAÇÃO
Como o município ainda realiza a Campanha de Multivacinação, quem perdeu o prazo tem nova oportunidade para regularizar a situação vacinal.
A campanha disponibiliza as vacinas BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, Poliomielite e rotavírus, a pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo B), além de doses contra a caxumba, febre amarela, sarampo, rubéola, varicela e HPV.
A multivacinação tende a buscar faltosos em todas as faixas etárias. Além das campanhas extraordinárias, anunciadas em dias específicos, as vacinas são oferecidas em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira (com exceção dos feriados).