Petistas comemoram vitória de Lula em Marília
Após a confirmação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República, na noite deste domingo (30), os petistas de Marília fizeram festa em dois pontos da cidade.
Vestidos de vermelho, a parte mais animada fazia festa na avenida das Esmeraldas, ponto tradicional de comemorações em Marília. Outros eleitores do petista ocuparam parte da Praça Maria Izabel, ao lado da igreja São Bento, no Centro da cidade.
Lula, de 77 anos, foi eleito presidente da República do Brasil pela terceira vez. Ele derrotou nas urnas, pela margem mais apertada de votos de uma disputa presidencial desde a redemocratização, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) – o primeiro a não ser reeleito desde que a reeleição foi aprovada em 1997.
O petista obteve 60,3 milhões de votos (50,9% do total), ante 58,2 milhões de votos recebidos por Bolsonaro (49,1% do total). A chapa eleita – que tem como vice o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB) – vai assumir em 1º de janeiro de 2023.
Em Marília, Lula foi a escolha de 29% do eleitorado, com 41.031 votos neste segundo turno. Bolsonaro, seu adversário nas urnas, teve 93.172 votos na cidade, o equivalente a 66% do eleitorado.