MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 19 out. 2022

Com síndrome rara, criança aguarda remédio há cinco meses

por Michele Correia

Lívia sofre de epilepsia refratária e tem crises convulsivas (foto: Arquivo Pessoal)

Vencer uma batalha judicial nem sempre é a garantia de que o seu direito será cumprido. É o caso da menina Lívia Higashi Kishimoto, de apenas cinco anos.

Portadora de epilepsia refratária, uma doença genética rara, de difícil controle, a criança ganhou na Justiça o direito a receber a medicação que ameniza as crises convulsivas. No entanto, há cinco meses, a família é informada que a medicação está em processo de compra, e o tratamento não é feito de forma adequada.

“Ela precisa tomar Rufinamida, um remédio importado. Só consigo comprar em uma farmácia de São Paulo, e a caixa, que custa R$ 400, só dá para 15 dias. Ela precisa tomar dois comprimidos a cada 12h. Como o Estado não está fornecendo, o que eu consigo comprar dá para dar metade da dose, que é um comprimido a cada 12 horas, só para não ficar sem”, conta Aline Higashi de Moraes, mãe da pequena Lívia.

A doença foi descoberta quando a filha tinha dois anos e meio, com o início das convulsões. Lívia chegou a ter entre 36 e 40 crises diárias. Só o queixo, foi cortado cinco vezes com as quedas. Para proteger a cabeça, agora é preciso usar uma espécie de capacete acolchoado durante todo o tempo.

Com o uso regular da Rufinamida, as crises convulsivas permanecem em no máximo três por dia. Aline explica que um ajuste de dose poderia até corrigir o problema em 100%.

“Antes da medicação, ela tinha três tipos de convulsões, a perna falhava e ela desmontava, e também tinha ausências. Hoje, restou só o drop ataque, que é quando a cabecinha vai caindo. Além disso, ela teve muitos ganhos com a terapia, como melhora da atenção, coordenação motora, desenvolveu a fala e anda melhor”, explica a mãe.

Com a dificuldade em conseguir o remédio, o problema volta a preocupar. “Ontem (18), ela chegou a ter doze crises na escola, das 13h às 16h. A professora ficou assustada”, relata Aline.

OUTRO LADO

O Marília Notícia procurou a Secretaria de Estado da Saúde para esclarecer o ocorrido, porém o departamento não informou o prazo para regularizar a situação. Segue a nota recebida:

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o medicamento Rufinamida está em processo de compra. Porém, alguns fatores alheios ao planejamento podem prejudicar a agilidade na aquisição, como ausência de receita médica no processo; documentação incompleta; o atraso por parte do fornecedor; os pregões “vazios” (quando nenhuma empresa oferta o medicamento); ou até os pregões “fracassados” (quando as empresas estabelecem preços acima da média de mercado, o que inviabiliza legalmente a aquisição).

Obrigatoriamente, é preciso seguir a Lei das Licitações para aquisição de medicamentos, materiais e insumos, e respeitar os prazos estipulados pela legislação, elaborando atas de registro de preços, promovendo processos de licitação e avaliando a documentação das empresas, conforme previsto em lei, sob risco de questionamentos e penalidades do Tribunal de Contas do Estado. O paciente será avisado assim que o medicamento estiver disponível”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 2
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 3
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 4
    ‘Feirinha da droga’ é flagrada em cruzamento da zona oeste e suspeito acaba preso

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie