MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 06 out. 2022

MS credencia Santa Casa para transplante de fígado

por Carolina Rolta

Entrada da unidade de saúde (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde credenciou a Santa Casa de Marília para a realização de transplante de fígado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de credenciamento junto à União durou aproximadamente dois anos até que a unidade hospitalar filantrópica mariliense atendesse todos os requisitos exigidos pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

O cirurgião do aparelho digestivo e membro da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Francisco Antônio Sergi Filho, será o responsável técnico pelos procedimentos na Santa Casa de Marília, acompanhado por um grupo de médicos cirurgiões, gastroenterologistas e anestesiologistas.

Desde fevereiro deste ano, a Santa Casa de Marília já mantém Ambulatório de Doenças Hepáticas com aproximadamente 40 pacientes recebendo acompanhamento médico e de equipe multiprofissional. Os casos indicados para transplante de fígado entram para a fila de espera coordenada pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde.

Com o serviço implantado, agora os pacientes dos 62 municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-IX) não precisarão percorrer grandes distâncias para fazer o procedimento. “Trata-se de ganho importante para a população em âmbito regional, que passa a contar com este serviço, muito bem estruturado e com profissionais qualificados”, enfatizou a diretora técnica da Santa Casa de Marília, Ismênia Torres.

Unidade vai fazer transplante de fígado (Foto: Divulgação)

TRADIÇÃO

A Santa Casa de Marília tem tradição de 40 anos no serviço de transplantes renais. Com aproximadamente 700 transplantes de rim realizados desde a implantação do serviço, em 1982, a unidade hospitalar filantrópica mariliense é o 5º maior centro de procedimentos do gênero no interior de São Paulo, ficando atrás apenas de Campinas, Botucatu, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Média de 30 transplantes por ano é registrada na instituição.

A indicação de transplantes acontece para pacientes com insuficiência renal crônica. Hoje, a Santa Casa de Marília atende 220 pacientes em hemodiálise e 108 em diálise peritoneal, sendo responsável por mais de 40% da demanda regional.

A Santa Casa de Marília faz, em média, 2.700 sessões de hemodiálise por mês a pacientes de 62 municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde, sendo mais de 90% deles atendidos via SUS.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie