IBGE conclui censo em quase 50 mil imóveis de Marília
O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segue sendo realizado em Marília. Até agora quase 50 mil domicílios ocupados receberam os recenseadores e responderam os questionamentos da pesquisa. O trabalho será prorrogado e deve terminar no início de dezembro.
De acordo com o coordenador regional do IBGE em Marília, Renan Henrique, os moradores de 48.569 domicílios ocupados passaram por entrevista. Até o momento, 132.163 pessoas foram recenseadas.
Se os números da última estimativa, feita em 2021, estiverem correspondentes, mais da metade da população já foi entrevistada. Na análise anterior, o IBGE apontou Marília com 242.249 habitantes.
Até o momento, 1.180 residências ocupadas recusaram o trabalho do IBGE em Marília.
Henrique ressalta que os recenseadores usam colete, boné e um crachá com o nome do recenseador, site oficial do instituto, telefone 0800 para contato e ainda um QR Code para confirmação das informações. O agente também anda com um aparelho para coletar as respostas e jogar os dados no sistema do IBGE.
“Tem gente que confunde nosso trabalho e falam que o IBGE já passou pelo bairro, com o atendente usando uma prancheta. Não anotamos nada em papel. É tudo feito em aparelhos eletrônicos. Talvez o morador tenha respondido alguma pesquisa de opinião eleitoral, mas esse não é o papel do IBGE”, conta o coordenador.
Até o momento, segundo Renan Henrique, restam 27,6% dos setores que ainda não foram iniciados. Além disso, 38,1% já estão em andamento. O restante já foi considerado finalizado.
Os recenseadores são orientados a passar pelo menos quatro vezes no endereço. Depois que o agente passar, uma conferência é feita em alguns domicílios, para confirmar os dados e a qualidade da apuração.