Abandonado, Cemesc da zona Sul passa por ampla recuperação
A gestão do prefeito Daniel Alonso (PL) está realizando a recuperação total do Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural (Cemesc) “Francisco de Assis Nascimento”, localizado na rua Sílvia Ribeiro de Carvalho, 95, no bairro Nova Marília, zona Sul da cidade.
Conhecido também como ginásio de esportes do Nova Marília, o local estava abandonado há praticamente dez anos e completamente destruído, inclusive em sua cobertura que praticamente não existia mais, além de todo o seu interior deteriorado, tendo inclusive passado por um incêndio.
No passado, o Cemesc, que integra a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Antônio Ribeiro, foi palco de diversas solenidades, como formatura de alunos das escolas municipais, do Proerd e competições esportivas envolvendo os alunos.
O prefeito Daniel Alonso vistoriou recentemente a reforma geral do conhecido ginásio de esportes do Nova Marília, acompanhado pelo secretário municipal da Educação, Helter Bochi; e pela secretária adjunta da Educação, Renata Guedes.
A obra de remodelação geral está sendo executada pela empresa PEMCEL Estruturas Metálicas – razão social PEMCEL Projeto de Engenharia, Construção Civil, Engenharia e Locação Ltda.), com valor total de R$ 3.339.852,91, através de recurso próprio da Prefeitura de Marília.
O prazo para a entrega do Cemesc totalmente recuperado é julho de 2023, porém o prefeito Daniel Alonso espera entregar o ginásio no mês de abril. “Será um grande presente para comemorarmos os 94 anos de Marília. É uma obra grandiosa, pois o ginásio está sendo totalmente refeito. Esse era mais um grande tabu e que a nossa gestão está quebrando. O prazo da empresa realmente é julho de 2023, mas acredito que será possível finalizar em abril, presenteando a nossa cidade com mais essa importante conquista”, diz o chefe do Executivo.
Daniel Alonso lembra que o Cemesc da zona Sul está abandonado desde 2013. “São praticamente dez anos e o local estava completamente destruído, sendo que no início de 2017 passou até por um incêndio já que nenhuma providência havia sido tomada nesse período. E agora estamos fazendo essa revitalização e recuperação completas, devolvendo à comunidade da zona sul esse importante espaço de educação, esportes e cultura.
Para o secretário municipal da Educação, Helter Bochi, “a gestão do prefeito Daniel está fazendo uma revitalização geral, que vai desde o piso, passando pelas arquibancadas, banheiros e demais dependências até chegar na cobertura, inclusive com pintura geral. Todos os espaços internos e externos do Cemesc serão revitalizados para que possamos devolvê-lo à população da zona sul no próximo ano e utilizá-lo no contraturno escolar, retomando as atividades para enriquecimento curricular que já eram feitas no início da utilização do ginásio.”