Justificativa on-line é um dos serviços disponíveis na eleição
Com a nova tecnologia implantada pela Justiça Eleitoral, através do aplicativo e-Título, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no próximo domingo (2) – dia das eleições – não precisa ir até um colégio eleitoral para justificar a sua ausência. Esse é um dos serviços disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito deste ano.
O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente através da loja de aplicativos do celular (Play ou Apple Store), disponibiliza a opção de “Justificativa de ausência” para os que por algum motivo não vão conseguir comparecer à seção de votação.
Ao abrir a opção, é solicitado que o eleitor escolha a eleição que deseja justificar, digite a justificativa e o e-mail.
Apesar da facilidade, quem preferir justificar a ausência de forma presencial tem a opção de acessar a lista com os endereços mais próximos também pelo aplicativo.
ONDE VOTAR
Para quem vai conseguir votar, é possível consultar inclusive a melhor rota para chegar até o local de votação, na aba “Onde Votar”.
Acessando o serviço, aparecem os números da seção e zona eleitoral, o nome do colégio eleitoral e o endereço do cidadão.
E-TÍTULO
O e-Título pode ser usado em substituição ao título de eleitor físico (documento em papel). Neste caso, ele só poderá ser emitido até este sábado (1º), um dia antes da eleição. No dia 2, a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estará fechada para contabilizar os votos, então não será possível validar as informações.
Apenas os eleitores que ainda não fizeram o cadastro biométrico deverão apresentar um documento oficial com foto sempre ao utilizar o título digital. Os demais podem fazer uso apenas do e-Título.
CELULAR
O celular não poderá ser levado para dentro da cabine no dia da eleição, mas pode e deve ser levado até a seção para validação do e-Título. Neste caso, enquanto o eleitor está na cabine, o aparelho pode ser deixado do lado de fora ou sob os cuidados do mesário.
OUTROS SERVIÇOS
Através do aplicativo, também é possível consultar e emitir guias de pagamento para débitos eleitorais, emitir a certidão de quitação eleitoral e se cadastrar para atuar como mesário voluntário em uma próxima eleição.