Meio Ambiente faz plantio de árvore na Emei Monteiro Lobato
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou um plantio de árvore frutífera na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Monteiro Lobato.
O plantio se deu através do desenvolvimento de ações de educação ambiental, de forma teórica através de conversas com as crianças, seguido da parte prática, integrando o Projeto Minha Escola é Verde.
A professora Meg Peclat Campos de Oliveira, idealizadora do Projeto “O Pomar do Lobato”, através de pesquisas com os alunos, levantou as árvores frutíferas da escola, contabilizando 24 no total. Através desses dados, os alunos realizaram uma pesquisa com os funcionários da Emei Monteiro Lobato, sendo que a espécie escolhida foi a jabuticabeira.
A jabuticabeira, cujo nome científico é Plinia cauliflora, é uma árvore nativa do bioma Mata Atlântica, sendo ideal para recuperação ambiental no município de Marília. Seu nome popular é derivado do tupi-guarani, “ïapotï’kaba”, que significa “fruta de botão”.
Foi levantado com as crianças a importância de ações de plantio de árvores e os benefícios que ela traz para o meio ambiente. Foi discutida também a importância das árvores para a umidade do ar e produção de sombras em dias quentes, o sequestro de carbono realizado através de seu crescimento ao mesmo tempo em que serve de bomba de oxigênio para a atmosfera através da produção de seu alimento, evento denominado de fotossíntese.
A iniciativa ainda abordou a importância das árvores como forma de condições e recursos para outras espécies além dos seres humanos, mostrando que as árvores também servem de moradia para diversas espécies e, seus frutos, folhas e sementes servem de alimento para outros animais.
Outra questão discutida com os alunos foi a importância de não pintar o caule das árvores, pois as mesmas realizam trocas gasosas com o meio e a tinta acaba impossibilitando essa ação.
Segundo Gabriela Guttier Gava, assessora especial do gabinete do Secretário Municipal do Meio Ambiente e também bióloga, ressalta a importância da ação e acrescentou que “após roda de conversa seguida de plantio, os alunos puderam compreender a importância de plantar uma árvore e qual o papel do ser humano na melhoria do meio ambiente ao qual estamos inseridos. O trabalho de educação ambiental se dá através da transversalidade do conhecimento, trazendo para a realidade dos alunos esse tema tão importante.”