Cartório Eleitoral prepara material dos mesários em Marília
O Cartório Eleitoral de Marília segue realizando os preparativos para as eleições que acontecem no próximo dia 2 de outubro em todo o país. Todos os mesários já foram convocados e já passaram por treinamento. Neste momento, estão sendo montados materiais que ficarão com os voluntários e sendo organizados os que serão enviados para as escolas.
Na próxima quarta-feira (21), a partir das 11h, terá início a geração de mídias, carga e lacração das urnas. Esse trabalho dura aproximadamente quatro ou cinco dias. Após a finalização, será realizada a cerimônia de auditoria das urnas, com a presença do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes de partidos políticos e toda a imprensa.
Nessa data, serão escolhidas urnas aleatoriamente, sendo feita uma votação entre os presentes, já com os nomes e números dos candidatos reais, como se fosse no dia da eleição, para confirmação do funcionamento das urnas.
No dia 27 de setembro, o Cartório Eleitoral fará uma reunião com todos os diretores de escolas, para esclarecer dúvidas e passar orientações sobre a votação do dia 2 de outubro.
No sábado que antecede a eleição, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo fará o sorteio de 33 urnas de todo o Estado, que deverão ser enviadas para a capital paulista. Um forte esquema de segurança enviará de avião as urnas, sem saber qual cidade ou escola da região podem ser solicitadas.
Na sede do TRE, em ambiente controlado, com acompanhamento da Polícia Federal, OAB, MP, Exército Brasileiro, representantes de partidos políticos e outros convidados, será feita um teste de integridade das urnas. Elas serão enviadas em aviões para São Paulo, escoltadas pela PF.