Intenso trabalho ambiental garante certificação VerdeAzul para Marília
Após intenso trabalho realizado nos últimos anos, Marília conquistou a Certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), por ações ambientais realizadas em 2021.
A cidade recebeu 87,16 pontos na avaliação estadual e agora ocupa a 32ª colocação no ranking ambiental do Estado de São Paulo, sua melhor classificação em toda história do programa.
Entre os 645 municípios de São Paulo, somente 72 foram certificados, em solenidade na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, na capital paulista. O ex-secretário municipal do Meio Ambiente Renato Argollo Haber recebeu a certificação das mãos do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre.
“Para nós, é uma satisfação enorme receber a certificação do PMVA, demonstrando que a gestão do prefeito Daniel Alonso investiu muito na questão ambiental, desenvolvendo várias ações de educação ambiental, recuperação de nascentes, plantio de árvores e a remodelação do aterro sanitário, entre outras. E Marília vai continuar esse investimento ambiental, objetivando sempre a melhora da qualidade de vida da população”, afirmou Haber na ocasião.
De acordo com o coordenador e gestor ambiental do PMVA em Marília, Cassiano Rodrigues Leite, o resultado obtido foi fruto de um trabalho de médio/longo prazo, que começou no primeiro ano de gestão do atual governo. Com o avanço gradual das políticas ambientais, o município foi subindo sua pontuação, até chegar ao ponto de ser premiado pelo programa estadual.
Leite ressalta que o início foi complicado, sendo necessárias diversas ações, melhorando inclusive as legislações vigentes, para que Marília pudesse receber esse importante reconhecimento na área ambiental.
“Foram várias ações que nós fizemos em Marília. A educação ambiental foi expandida. Iniciamos a coleta seletiva com os ecopontos e agora estamos preparando o inicio dessa coleta de porta em porta. Identificamos 1.448 nascentes na cidade sendo 113 em área urbana. É uma ação contínua, que precisa estar em constante avanço. Foram várias frentes de trabalho, em todos os segmentos ambientais, para mandar o material para São Paulo e conquistar essa certificação pela primeira vez na história de Marília”, diz o ambientalista.
O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Entre as ações realizadas nos últimos anos, que culminaram com a premiação da cidade, se destacam o plantio de árvores.
Cassiano Rodrigues Leite ressalta que, com a ajuda da população, foram plantadas milhares de árvores através de projetos temáticos, como o “Bosque dos Ipês Amarelos”, “Bosque das Flores” e “Bosque dos Pássaros”.
“Estamos muito felizes com essa certificação e agora é iniciar o novo ciclo para manter a colocação de Marília como destaque ambiental em nosso Estado, já pensando na implantação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU, visando subir cada vez mais nossa colocação neste ranking, destacando Marília entre as primeiras em desenvolvimento sustentável do país”, conclui o prefeito Daniel Alonso.