Economista da JP participa de lançamento de livro em Marília
O economista e comentarista da Jovem Pan Luís Artur Nogueira ministrou uma palestra na noite desta quinta-feira (7), durante o lançamento do livro “Descomplicando o Direito para Empreendedores”. O evento foi realizado no hotel Sun Valley, em Marília.
A obra escrita pelos advogados do escritório Marinho Advogados Associados contribui com conhecimento e visa facilitar o entendimento do Direito para os empresários.
Segundo a advogada Daniela Marinho, uma das dificuldades encontradas pelo empreendedor é justamente o entrave burocrático.
Entendendo que podia participar deste universo, fornecendo informações básicas, com linguagem facilitada, sem termos muito técnicos e jurídicos, os advogados do escritório se reuniram para escrever um livro, com o objetivo de oferecer um suporte aos empreendedores em seus negócios. Daniela também é professora universitária e já participou de outros oito livros.
“São centenas de normas e regulamentos, que o empreendedor precisa se submeter. Cada advogado em sua área escreveu um capítulo. Nós temos sobre o Direito Digital, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Trabalhista e de outras diversas áreas, que contemplam a vida e o universo empresarial, tratando do assunto para facilitar a vida do empreendedor”, afirma a especialista.
O advogado Luiz Otávio Benedito, um dos coautores do livro e sócio do escritório Marinho Advogados Associados, contou que a obra surgiu de uma necessidade que perceberam no início da pandemia, que diversos empresários estavam assustados, procurando informações sobre o básico para um entendimento mais claro. Foi então que surgiu a ideia da publicação.
“Logo no início da pandemia, a doutora Daniela fez uma primeira reunião on-line e lançou o desafio para todos os membros do escritório. O livro se justifica, não só pela necessidade de compreensão do Direito, mas também pelo cenário econômico que o Brasil tem vivido. Hoje o Brasil conta com 19 milhões de empresas abertas, sendo que 14 milhões são Microempreendedores Individuais (MEIs), que muitas vezes sofrem com a falta de conhecimento jurídico”, conta Benedito.
Outra sócia do escritório e coautora do livro, Carolina Marinho, explica que a obra chega para explicar sem o famoso “juridiquês”, termos muitos técnicos da área jurídica. É para facilitar o entendimento, independente do tamanho da empresa.
“Trouxemos assuntos essenciais, abordamos o banco de horas, quando ele pode ser utilizado de forma individual ou coletiva. Destacamos questões sobre as férias, quando podem ser fracionadas. São informações novas, por causa da reforma trabalhista, dentro de um cenário de pandemia, atualizando para o empreendedor”, explica Carolina.
ECONOMISTA
Luís Artur Nogueira apresentou a palestra “A Economia do Brasil e do mundo pós-pandemia: os desafios e oportunidades para empresas”.
Com linguagem igualmente simples e divertida, o comentarista da Jovem Pan falou sobre o momento atual vivido no país e no mundo, trazendo um panorama do que pode acontecer em diversos cenários e quais os problemas que todos ainda devemos enfrentar num futuro próximo.
“Estamos vivendo um período de pós-pandemia e reabertura econômica, que gerou crescimento econômico no ano passado, mas junto veio o problema da inflação. Como efeito secundário disso, os bancos centrais de todo o planeta estão subindo os juros, para combater preços e isso deve esfriar a economia. No Brasil, vemos uma tendência de desaceleração da inflação, que ainda deve ser alta neste ano, mas que pode caminhar para um índice melhor em 2023”, explica.
Nogueira afirmou que dentro de todo o cenário de crise vivida em no planeta, que envolve ainda os reflexos da guerra entra a Rússia e a Ucrânia, existe um processo eleitoral no meio do caminho. O economista abordou os pensamentos dos principais candidatos à Presidência do Brasil para a economia brasileira, entendendo que as urnas em outubro devem eleger, mais que um presidente, uma agenda econômica.
“Independentemente de quem vença a eleição, o protagonismo continuará sendo do setor privado. São os empresários que arregaçam as mangas todos os dias e saem para trabalhar, alavancando a economia do país. Vamos acompanhar com atenção a eleição, claro que sim, mas não vamos dar um peso maior que isso tem, pois no dia seguinte, a vida continua do mesmo jeito e quem vai continuar fazendo o Brasil crescer somos nós, cada um em suas empresas. Vamos ficar menos assustados com o resultado da eleição e mais confiantes se temos ou não um bom negócio para apresentar para o mercado”, finaliza o economista.
Todos os direitos autorais do livro “Descomplicando o Direito para Empreendedores” foram cedidos para o Espaço Potencial, entidade de Marília que acompanha o desenvolvimento de crianças e jovens autistas.
Sabendo disso, a Clínica Religare, maior empresa de saúde no tratamento de autistas no Brasil, comprou toda a tiragem de exemplares e todo o valor já será repassado para o Espaço Potencial.