MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 31 maio. 2022

Arcebispo do Brasil visita Marília nesta quarta-feira

por Carolina Rolta

Dom Tito Paulo George Hanna é arcebispo do Brasil e núncio apostólico para a América Latina da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (Foto: Divulgação)

Acompanhado do padre Pedro Henrique, responsável pela Igreja Ortodoxa Nossa Senhora Desatadora dos Nós em Marília, o arcebispo do Brasil e núncio apostólico para a América Latina da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Dom Tito Paulo George Hanna, visita o Legislativo de Marília nesta quarta-feira (1º), às 16h. Missas ocorrerão às 14h e 19h30, na rua Coronel Galdino de Almeida, 172, na região Central da cidade.

A autoridade religiosa será recepcionada na Presidência da Câmara pelo presidente Marcos Rezende (PSD) e pelo vereador Danilo Bigeschi (PSB). Na sequência, a agenda segue na Prefeitura de Marília, com o prefeito Daniel Alonso (PSDB).

De acordo com o padre Pedro Henrique, o arcebispo vem de Brasília para fazer uma visita pastoral em Assis, Marília e Londrina. “Em Assis, onde há a primeira comunidade de rito oriental e ortodoxa da região, teremos o lançamento das obras do Santuário de Santo Expedito, com capacidade para 600 pessoas. Aqui na região, as comunidades ortodoxas são recentes. Em Marília, o início das atividades foi em 2018 e, aos poucos, estamos começando as obras das igrejas”, explica.

Marília também terá uma catedral ortodoxa e será na região Oeste, perto da Universidade de Marília (Unimar). “Hoje, a Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós funciona na rua Coronel Galdino de Almeida, 172, no Centro de Marília. Quando construirmos nosso santuário aqui na cidade, será a primeira igreja pública do interior paulista dedicada à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, uma santa ucraniana”, complementa o padre.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende, destaca que a data será especial e histórica para o município. “Quero agradecer a presença do Dom Tito, que virá ao interior de São Paulo para a inauguração da Pedra Fundamental da primeira igreja ortodoxa em nossa região. Vou acompanhar a missa em Marília e será uma honra recebê-lo na Câmara Municipal”, conclui.

ARCEBISPO

Sua Eminência Mor Titos Paulo Tuza (nome de ordenação) nasceu em 1º de maio de 1961, em Musul (região de Nínive, onde esteve o profeta Jonas) no Iraque. Além de formação básica e secundária, cursou a Faculdade de Mecânica.

Após o serviço militar, ingressou no seminário e na Faculdade de Teologia de Santo Efrém, em Musul no Iraque, até 1993. Ao concluir, ficou ainda como professor de Sagrada Escritura e Liturgia nos anos 90.

Entre 1994 e 1999, foi enviado por Sua Santidade Moran Mor Inácio Zakka I Iwas para estudar na Faculdade de Teologia de Atenas, na Grécia. No dia 20 de junho de 1994 recebeu o véu monástico e foi ordenado diácono evangelista. Foi ordenado sacerdote em 1996 por Sua Santidade o patriarca Inácio Zakka. Em 2000, foi condecorado com a Cruz Peitoral por Sua Santidade.

Serviu à Santa Igreja na Suécia, de onde também tem nacionalidade, na Igreja de São Mateus e posteriormente no Mosteiro e Seminário Teológico de Santo Efrém, em Damasco – Síria, até 2011.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília
  • 2
    Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
  • 3
    Homem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de Marília
  • 4
    Caminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveis

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA
Homem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de MaríliaHomem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de Marília
Homem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de Marília
TRANSBRASILIANA
Caminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveisCaminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveis
Caminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveis
FORMATURA
Formatura da Faculdade Católica reúne histórias de superação e conquista em MaríliaFormatura da Faculdade Católica reúne histórias de superação e conquista em Marília
Formatura da Faculdade Católica reúne histórias de superação e conquista em Marília
CLIMA
Previsão aponta sequência de chuvas e calor moderado em MaríliaPrevisão aponta sequência de chuvas e calor moderado em Marília
Previsão aponta sequência de chuvas e calor moderado em Marília

Últimas notícias

Água: um compromisso de todos, hoje e no futuro
Sesi Marília abre plantões para EJA com vagas gratuitas e ensino semipresencial
Tribunal realiza operação surpresa para checar almoxarifados da Educação
Trocadilho sobre a sigla CAC termina em tiros de espingarda calibre 12 na região

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie