Artistas de Marília desenvolvem mural de grafite no pontilhão da Bahia
Neste domingo (22), os artistas marilienses Robal e Leds farão uma pintura ao vivo de um mural de grafite que retrata a temática “Dinossauros”, em conexão com o histórico da cidade e a arte urbana.
A população pode acompanhar o processo criativo a partir das 10h, no pontilhão da rua Bahia (ao lado do Colégio Esquema Único).
A ação compõe o projeto “Elos Perdidos – Reconectando o passado por meio da Arte Urbana”, contemplado no Edital Municipal nº02/2021, da Secretaria Municipal da Cultura, que premiou 26 grupos/artistas com atuação em Marília, destinando – ao todo – R$ 300 mil para a execução de projetos culturais em diversos segmentos como música, artes cênicas, artes visuais, arte urbana, literatura e audiovisual.
ARTISTAS
Fábio Robal trabalha com as linguagens grafite, desenho, ilustração e histórias em quadrinhos. Formado pela escola de artes Fábrica de Quadrinhos em São Paulo. Possui doutorado em Ciência da Informação pela Unesp de Marília/SP com a temática grafite e patrimônio cultural. Coordenou o projeto Arte para Todos/GADA das unidades da Fundação Casa do interior do Estado de São Paulo.
Teve diversos projetos aprovados em editais ligados à arte urbana resultando em oficinas e murais de grafite, como “Café com Graffiti”; “Ensino dos Fundamentos e Técnica da Arte Urbana”, além de adaptações de obras literárias como “Cidade de Deus” para a linguagem das histórias em quadrinhos e palestra na Pinacoteca de SP. No grafite, desenvolveu uma técnica que une aspectos de quadrinhos com o grafite, com temas inspirados na cultura hip-hop no estilo Oldschool.
Leds possui formação na arte do grafite, com atuação desde 2018. Apesar de ser autodidata, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento, como a oficina “Relatos, Técnicas e profissionalismo”, ministrada por Tot e Ed-Mun da PDF Crew. LEDS colaborou em vários eventos de grafite, como o “Fábrica de Graffiti” (Contagem-MG) e o Xia Graffiti Fest (Belo Horizonte- MG). Em 2022, foi convidado para compor a 5ª edição do projeto Fábrica de Graffiti em Sabará-MG, pintando um mural de 110m².