Mesmo com morte, Maio Amarelo foca ações de prevenção em Marília
O mês de maio, marcado pelo movimento que pretende chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, começou de forma trágica em Marília. Nesta última terça-feira (3), uma motociclista de 33 anos morreu ao tentar ultrapassar um ônibus do serviço de transporte coletivo.
Com o objetivo de promover ações de conscientização, o Maio Amarelo – Atenção Pela Vida une o Poder Público e a sociedade em prol da segurança nas ruas e estradas, ao mobilizar a população a discutir o tema e se engajar na pauta.
De acordo com relatório do Infosiga-SP (banco de dados que reúne informações de acidentes de fontes como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal), com base nas estatísticas dos últimos sete anos (2015 a 2021), uma pessoa morre a cada dois dias nas estradas e ruas de Marília.
Com relação às vítimas, 78% são do sexo masculino e mais da metade das vezes (52% dos casos) são condutores dos veículos.
Na manhã desta última segunda-feira (2), o prefeito Daniel Alonso (PSDB) abriu oficialmente a campanha Maio Amarelo 2022 em Marília, que tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”.
A campanha é promovida pela Prefeitura de Marília, por meio da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) e conta com diversos parceiros, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Complexo Famema, Rede Lucy Montoro, Tiro de Guerra, Sest/Senat, Coca Cola Femsa, KNN Idiomas e Escola Marte.
PROGRAMAÇÃO
Após a abertura oficial na Emei Monteiro Lobato, a Emdurb divulgou a programação das demais ações da Campanha Maio Amarelo. Confira:
Dia 6 – ação Multa Moral avenida Sampaio Vidal, às 8h;
Dias 10 e 11 – escola Olímpio Cruz, das 8h às 11h e das 13h às 17h;
Dia 11- panfletagem no Complexo de Trânsito;
Dia 13 – panfletagem;
Dia 18 – escola Sementinha;
Dia 20 – Blitz Educativa;
Dias 19, 20 e 21 – Marília Shopping, das 13h às 17h;
Dia 28 – encerramento na Praça da Emdurb, das 8h às 12h, com Cidade Mirim de Trânsito.
MAIO AMARELO
A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que deve ser seguro para todos em qualquer situação.
A escolha do mês de maio foi uma proposta da ONU quando decretou a década de ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011. Por que amarelo? A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, sinal de alerta aos motoristas.