Prefeitura e empresa local preparam o Bosque dos Pássaros 2
Desenvolvido em setembro de 2021 para comemorar o Dia da Árvore, tendo como objetivo melhorar a arborização urbana no município, o projeto “Minha Cidade é Verde” dá sequência à criação de bosques temáticos na cidade, através da Gestão Participativa, onde Poder Público, empresários e população se unem para melhorar o meio ambiente.
Além de recuperar áreas degradadas, a iniciativa criou, por exemplo, o Bosque dos Ipês Amarelos, no Jardim Aquarius; o Bosque das Flores, na Vila Altaneira; e o Bosque dos Pássaros, no Palmital.
Agora, em nova parceria com uma empresa do ramo alimentício, idealizadora do primeiro Bosque dos Pássaros, o Jardim Julieta foi selecionado para receber a segunda unidade temática para plantio de árvores frutíferas, que tem como objetivo melhorar a arborização urbana e atrair a avifauna silvestre – característica da região.
O empresário Derci Comandini, CEO da empresa, fala sobre a beleza natural do município. “Temos uma cidade linda, com grandes áreas verdes em seu entorno, mas podemos melhorar essa vegetação em nosso centro urbano, recuperando áreas de preservação e nascentes. Este bosque me encanta pelo fato de oferecer alimentos aos pássaros e animais silvestres de pequeno porte, como saguis e macacos-prego.”
“Estamos felizes em participar deste trabalho fantástico que vem sendo desenvolvido na área ambiental em Marília e todos aqueles que puderem colaborar de alguma forma, aconselho que experimentem essa sensação de envolver sua equipe profissional em ações ambientais. Os empresários dependem dos insumos extraídos do meio ambiente para desenvolverem seus produtos e é justo que nos unamos para recuperar e preservar este setor tão importante para que tenhamos continuidade em nossos trabalhos e na preservação da vida em nosso planeta”, completa o empresário.
O chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, destaca os resultados alcançados. “Estamos focados em recuperar e melhorar nosso meio ambiente, porém queremos conscientizar a população mariliense que este é um trabalho coletivo. Estamos recuperando áreas verdes, praças, áreas de preservação, nascentes e demais locais que nos permitam introduzir árvores nativas em nossa cidade.”
Envolvendo a participação coletiva, os cidadãos têm percebido que aquelas áreas – antes degradadas por queimadas e descartes de lixo – estão se transformando em locais para bom convívio social.
“Essa é a sensação de pertencer que pretendemos replicar através da educação ambiental realizada durante as ações. Se cada um fizer um pouquinho, construiremos uma cidade mais sadia e mais equilibrada, tornando-a um local agradável para morarmos. Agradecemos ao Derci Comandini novamente pela participação neste projeto, uma vez que ele já havia nos apoiado na elaboração do primeiro Bosque dos Pássaros, entre a avenida Mariápolis e rua Corifeu de Azevedo Marques”, afirma.
O projeto “Minha Cidade é Verde” foi criado pela equipe do Programa Município VerdeAzul Marília, e já plantou mais de 9.000 árvores em áreas verdes e nascentes, com apoio de empresários e população desde setembro de 2021.