‘Projeto Minha Cidade é Verde’ recebe doação de mudas
Nesta quarta-feira (30), o mariliense Silvio Gomes doou ao “Projeto Minha Cidade é Verde” 200 mudas de jatobás que serão plantados ao longo do curso d’água do Ribeirão dos Índios e outras nascentes urbanas. Desta forma, esta doação também contemplará o “Projeto Nascentes”, cuidando dos recursos hídricos em nossa cidade.
O “Projeto Minha Cidade é Verde” tem por objetivo arborizar áreas verdes, áreas de preservação permanente e calçadas, melhorando a qualidade do ar, preservando os recursos hídricos e atraindo pássaros para o centro urbano.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destaca a importância da participação popular nas ações ambientais.
“Temos projetos ambientais em todos os segmentos. Estamos cuidando das nascentes, da arborização urbana, da coleta seletiva e tantos outros projetos possíveis para promover a sustentabilidade em nosso município. Quando conseguimos somar forças com a população, essas ações tornam-se ainda mais especiais, pois conseguimos propagar a educação ambiental, mostrando aos moradores que o meio ambiente pertence a todos nós, e é dever de cada cidadão preservar aquilo que lhe pertence. Esta doação foi muito bem recebida pela nossa equipe de gestão ambiental, que poderá avançar com a recuperação das nossas nascentes, já iniciando pelo Ribeirão dos Índios, preservando esse importante recurso hídrico e melhorando a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Dolce.
Para Silvio Gomes, colaborar nas questões ambientais reflete diretamente em ato de amor ao próximo. “Quando agimos em favor do meio ambiente, estamos cuidando do ar que respiramos, da água que bebemos, do solo que plantamos e dos animais que precisam de locais apropriados para habitarem. Tenho por hábito coletar as sementes de jatobás que caem da árvore que tenho em minha propriedade, e faço mudas para doações. Conhecendo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Marília, não hesitei em doar parte do meu viveiro para estes projetos que cuidam do nosso meio ambiente. Cada um fazendo um pouquinho, certamente teremos uma cidade melhor para viver.”
Além das 200 mudas, Silvio Gomes doou 2.500 sacos tipo balainhos para plantio em viveiros e dois sacos de semente para plantio através de lançamentos em áreas de proteção ambiental e áreas verdes.
O “Projeto Minha Cidade é Verde” e o “Projeto Nascentes” são coordenados pela SMALP, através da Divisão do Meio Ambiente e pela equipe do Programa Município Verde Azul – Marília e, desde setembro de 2021, já plantaram cerca de 9.000 árvores e visitaram 38 nascentes, com seis desassoreadas e recuperadas, e as demais monitoradas e conservadas.