Unidades de saúde retomam atendimentos primários
A partir desta segunda-feira (28) todas as unidades de saúde retomam de forma integral aos atendimentos de atenção primária. A mudança ocorre após dois anos de restruturação para atender a demanda da pandemia de Covid-19.
As últimas três unidades que continuavam com o atendimento exclusivo Covid, permanecendo como unidades sintomáticas respiratórias – UBS Nova Marília, UBS Castelo Branco e USF Santa Antonieta II/Jardim Liliana – concluíram a missão na última sexta-feira (25).
“Após dois anos da reestruturação da Rede de Atenção Primária, para enfrentamento da histórica pandemia Covid-19, estamos retornando a partir de segunda-feira todas as unidades ao atendimento normalizado. As três últimas unidades sintomáticas, UBS Nova Marília, UBS Castelo Branco e USF Liliana/Santa Antonieta II, concluíram na data de hoje [25] sua missão como unidades de referência”, escreveu o secretário da saúde Cássio Luiz Pinto Júnior.
Cada unidade de saúde será responsável por atender as demandas respiratórias de seu território, além dos atendimentos primários.
“Desta forma, todas as unidades atenderão as demandas sintomáticas respiratórias de seu território, com as devidas precauções, bem como retornar as atividades coletivas e programáticas (puericultura, pré-natal, rastreamento de câncer de colo de útero e mama e doenças crônicas), com retomada das agendas e procedimentos”, afirma o secretário.
O secretário aproveitou para agradecer a dedicação dos profissionais de saúde durante a pandemia.
“Aproveitamos a oportunidade para agradecer o empenho de todos os profissionais da Saúde no enfrentamento da pandemia, que foi incorporada a nossa rotina de trabalho”, conclui o chefe da pasta.