MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 24 mar. 2022

Servidores do Judiciário cobram 37% de recomposição

por Carlos Rodrigues

Atividades foram suspensas por aproximadamente 30 minutos (Foto: Divulgação/Assemar)

Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), com postos de trabalho no Fórum de Marília, aderiram ao movimento que reivindica reajuste salarial.

Paralisação simbólica de 30 minutos, na manhã desta quarta-feira (23), reuniu dezenas de funcionários em frente ao prédio. A categoria cobra recomposição de 37%. O percentual seria resultado das perdas de quatro anos.

Foram dois anos com correções que, segundo os servidores, não cobriram a inflação. Em outros dois anos, não houve índice algum, devido ao congelamento dos salários, com a pandemia de Covid-19.

Na cidade, segundo a Associação dos Servidores do Poder Judiciário de Marília (Assemar), trabalham cerca de 430 servidores. Em sua maioria, são oficiais de justiça e escreventes, além de alguns oficiais jurídicos que estão lotados nos gabinetes dos magistrados.

José Ferreira Júnior, presidente da entidade local, afirma que a categoria está mobilizada em âmbito estadual por meio da União dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, que tem legitimidade como sindicato. É a entidade quem negocia com o TJ-SP.

Anualmente, o órgão encaminha à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto que detalha o orçamento, incluindo recursos humanos. Em geral, os deputados tendem a avalizar a programação financeira do Judiciário, o que mantém a pressão dos servidores sobre a própria Corte.

“Esperamos sensibilizar o Tribunal para que reconheça o trabalho do servidor. Estamos há quatro anos sem reajuste, em uma atividade de muita responsabilidade, que foi bastante penalizada na pandemia, tendo que trabalhar em casa, com recursos próprios, tudo para não deixar a Justiça parar”, afirma Júnior.

Conforme o presidente, o servidor da Justiça é submetido à grande pressão, atendendo juízes, advogados, defensores públicos, promotores e a população. Disse ainda que a carreira vem perdendo bons profissionais, que acabam sendo atraídos a outros concursos.

DEFASAGEM

Ainda de acordo com o presidente da Assemar, as perdas do poder de compra do servidor são grandes. Para exemplificar, segundo ele, o salário de um escrevente em início de carreira – há cerca de dez anos – era equivalente a 12 salários mínimos. Agora, está abaixo de sete.

Em relação ao quadro de pessoal, Ferreira Júnior diz desconhecer dados do Fórum local, mas no Estado de São Paulo, seriam pelo menos dois mil servidores a menos que o necessário para a execução dos trabalhos.

Em entrevista na segunda-feira (21), o presidente do TJ-SP, desembargador Ricardo Anafe, disse que a reposição salarial dos servidores [10%] foi o máximo que poderia ser concedido.

Perguntado sobre se haveria a possibilidade de greve de servidores, afirmou desconhecer qualquer manifestação nesse sentido.

“É um esforço brutal do Tribunal de Justiça, reconhecendo o trabalho dos senhores servidores e a inflação que ocorreu no período. Mas é o máximo que o Tribunal poderia chegar. Então, eu não imagino como alguém poderia conceber falar em greve ou qualquer ato que o valha”, classificou o presidente, na ocasião.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    PRF amplia interdição e fecha totalmente trecho da BR-153 em Marília
  • 2
    DIG de Marília prende acusado de matar homem em estrada rural de Nóbrega
  • 3
    Polícia investiga sequestro de idosa e extorsão de quase R$ 50 mil
  • 4
    Dise prende barbeiro por tráfico e volta a apreender ‘droga do Seu Madruga’

Escolhas do editor

RODOVIAS
BR-153 segue interditada em Marília e não tem previsão de liberaçãoBR-153 segue interditada em Marília e não tem previsão de liberação
BR-153 segue interditada em Marília e não tem previsão de liberação
ZONA NORTE
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega pedido para prender suposto mandanteJustiça recebe denúncia por homicídio, mas nega pedido para prender suposto mandante
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega pedido para prender suposto mandante
TRABALHO
Marília terá mutirão de empregos com 150 vagas e atendimento a PCDsMarília terá mutirão de empregos com 150 vagas e atendimento a PCDs
Marília terá mutirão de empregos com 150 vagas e atendimento a PCDs
ORDEM DO DIA
Câmara de Marília vota sete projetos em sessão nesta segunda-feiraCâmara de Marília vota sete projetos em sessão nesta segunda-feira
Câmara de Marília vota sete projetos em sessão nesta segunda-feira

Últimas notícias

Marília recebe kits com equipamentos para modernizar postos de saúde
Mesatenistas de Marília conquistam medalhas no Brasil e no Sul-Americano
Pista de cooper da Pedro de Toledo recebe melhorias e nova iluminação
Emdurb demarca pontos e prepara linha de ônibus no bairro Santa Madalena

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie