MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 18 mar. 2022

Marília atende mais de 240 imigrantes ou refugiados

por Carolina Rolta

 

Imigrantes são acolhidos em Marília (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília fez um balanço no atendimento aos imigrantes e refugiados, através do Núcleo de Apoio Humanitário.

Desde a criação deste serviço, em agosto de 2021, foram 242 atendimentos com a população imigrantes e refugiados, dois mutirões de atendimento municipal e regional para esta população, sempre em parceria com a Defensoria Pública, juntamente com uma rede de apoio que reúne universidades, Governo de São Paulo, cursos técnicos, empresários, Polícia Federal, Ministério Público Federal, entidades religiosas, lideranças comunitárias, ou seja, setores públicos e privados com participação da sociedade em prol de ajudar essas famílias.

O Núcleo de Apoio Humanitário é um departamento dentro da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, criado há menos de um ano para assessorar, monitorar, fiscalizar e oferecer assistência jurídica e acesso à justiça gratuita, assim como integração cultural, linguística, entre outros apoios humanitários ao migrante internacional, além da inclusão para acesso à rede de assistência social, educação e saúde, mediante irrestrito apoio respectivamente das secretaria da Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social.

Atendimento humanizado é realizado (Foto: Divulgação)

Para o prefeito Daniel Alonso (PSDB), a orientação na gestão desses serviços públicos é ter empatia, buscar a promoção da integração do imigrante ou refugiado e sua inclusão digital com atendimento humanizado, qualificado ao estrangeiro que reside em Marília ou que passa por aqui, em muitos casos com atendimento regional.

Diante deste cenário mundial, conflitos sociais, guerras e crises econômicas, que se aprofundaram com a pandemia, ocorreram deslocamento forçado de milhares de refugiados para diversos países, inclusive o Brasil.

“Com isso, a Prefeitura de Marília criou esse serviço, uma política pública urgente e necessária devido ao aumento da demanda. Cada vez mais eles vêm se interiorizando, saindo dos grandes centros, muitos municípios não estão preparados para recebê-los, tornando urgente a instituição de parcerias para dar suporte regional e condições à dignidade humana para essas famílias estrangeiras que escolheram nossa cidade ou região, e buscam emprego, oportunidades, sonhos e esperança”, afirma o secretário municipal de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno.

Imigrante com documentação (Foto: Divulgação)

Para o coordenador do Núcleo de Apoio Humanitário, Eduardo Azevedo, “nosso maior público são os venezuelanos, em seguida os árabes (Egito, Líbia, Síria, Iraque), países que estão em crise por conta da fome e outros por conta das guerras. Nossa maior demanda de serviços são encaminhamentos para realização da “declaração de pobreza”, chamada declaração de hipossuficiência conforme a lei 13.445/2017, que é um direito assegurado ao imigrante que esteja na condição de vulnerabilidade social, desemprego, possibilitando o acesso à isenção de taxas e multas para regularização dos documentos imigratórios no país. Uma parceria com a Polícia Federal e a Defensoria Pública de Marília, garantindo acesso à justiça social desta população. Exemplo mais recente é o atendimento do imigrante da República Dominicana Anderson Monteiro, que acaba de receber seu CPF, primeiro documento no Brasil com apoio da Secretaria de Direitos Humanos.”

Dados dos atendimentos:

 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
  • 2
    Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
  • 3
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 4
    Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos

Escolhas do editor

MORTE NA RODOVIA
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadasVítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
TRAGÉDIA
Casal morre em colisão frontal na BR-153 em MaríliaCasal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
ESQUEMA
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízosCriminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
EDUCAÇÃO
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolarMarília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar

Últimas notícias

Operação tapa-buracos avança em bairros das zonas sul, norte e oeste
Prefeitura convoca mais 37 professores para rede municipal de ensino
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie