Comerciantes projetam calçadão para avenida Brasil e buscam apoio
Quem caminha ou passa de carro pela avenida Brasil, na região central da cidade, pode ter uma nova perspectiva do local. Projeto de revitalização idealizado pela iniciativa privada busca apoio do poder público para revitalizar a área. Construção de um calçadão faz parte da proposta.
A ideia surgiu de empresários da área, especialmente os lojistas instalados em uma galeria no cruzamento da Brasil com a rua Sergipe. Naquela região, há grande número de pedestres e muitos dividem espaço com os carros, no asfalto.
Mão única não tem garantido segurança no trânsito. Por isso o projeto de revitalização quer criar um calçadão híbrido – a exemplo da rua São Luiz – o que permitiria a passagem de veículos [sem ultrapassagens] e mais espaço para os pedestres.
O Marília Notícia apurou que pelo menos uma reunião já foi realizada. O modelo defendido é de Parceria Público Privada (PPP), com aproximação dos lojistas junto ao comando da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Meio Ambiente (Smalp) – responsável pela administração do Terminal Urbano.
A proposta é que a iniciativa privada ofereça o projeto executivo e a jardinagem, sob aprovação do poder público. Já o município seria o executor das obras de calçamento, com uso de pisos de concreto no modelo intertravados, ou similar, produzidos pela própria Prefeitura.
O Marília Notícia questionou a Prefeitura sobre a iniciativa. O município informou que, oficialmente, ainda não há um projeto. Por meio da assessoria de comunicação, a administração municipal admitiu ter havido uma “conversa” com um dos secretários municipais, porém a demanda dos comerciantes deve ser discutida no âmbito da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, pasta que os comerciantes tentam ‘fugir’, devido a fama de lentidão e incompetência.