Saúde estende horário em seis unidades de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde vai estender o horário de funcionamento de seis unidades de saúde nesta quinta-feira (24), para mais uma ação de vacinação contra a Covid-19 em crianças entre cinco e 11 anos com ou sem comorbidades e aplicação de primeira, segunda e dose adicional em adultos.
A ação vai ocorrer até as 19h30 na Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Judas, Cascata, Alto Cafezal, Santa Antonieta, Chico Mendes e Planalto. Não há necessidade de agendamento.
As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, lembrando que será permitida a entrada de apenas um acompanhante no ato da vacinação.
Crianças de cinco anos e aquelas de cinco a 11 anos imunocomprometidas devem ser imunizadas exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica. Já as que têm de seis a 11 anos serão vacinadas com a CoronaVac.
Para a agilidade no atendimento é importante a realização do pré-cadastro no site VacinaJá: www.vacinaja.sp.gov.br.
As pessoas com sintomas gripais não serão vacinadas.
O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, afirma que toda a logística já está sendo organizada. “Na quinta-feira (24), essas seis UBSs estarão funcionando com horário estendido, sendo que das 17h às 19h30 será exclusivamente para a ação de vacinação. Toda a logística está sendo preparada para que possamos receber a população e avançar ainda mais na imunização dos marilienses.”
MARÍLIA IMUNIZADA
O município de Marília já imunizou 89% da população contra a Covid-19, segundo o Governo do Estado de São Paulo, através do site www.vacinaja.sp.gov.br/
Até as 13h desta terça-feira (22), foram aplicadas 494.731 doses, sendo que 209.693 primeiras, 185.569 segundas e 4.548 da Janssen, além de 94.921 pessoas que tomaram também o reforço, o que representa os 89% de imunização da população (total de 240.590 habitantes).
INTERVALO
Crianças
- Pfizer Pediátrica: 56 dias ou oito semanas após a 1ª dose;
- Butantan (CoronaVac) Pediátrica: 28 dias ou quatro semanas após a 1ª dose
Adultos e adolescentes
- Butantan (CoronaVac) adultos: 15 dias após 1ª dose;
- AstraZeneca: oito semanas (56 dias) após 1ª dose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da AstraZeneca);
- Pfizer maiores de 12 anos: 21 dias após 1ª dose;
- Janssen: de dois a seis meses após 1ª dose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da Janssen).
De acordo com a gestão municipal, os responsáveis pelas crianças que receberam o cartão com o retorno para a D2 após 15 dias também serão orientados pelas UBSs sobre o novo intervalo de 28 dias. Para os adultos, o intervalo entre as doses permanece de 15 dias.