Município contrata mais três leitos pediátricos para Covid-19
Três novos leitos para crianças com diagnóstico positivo de Covid-19 foram contratados pela Prefeitura de Marília, junto à Santa Casa de Misericórdia. A informação foi confirmada pelo secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior. Nesta sexta-feira (28), a enfermaria pediátrica do Hospital Materno Infantil (HMI) – da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) – estava lotada.
Termo aditivo – na prática, um complemento – ao convênio já existente entre o município e a instituição de saúde deve ser publicado no Diário Oficial do Município de Marília (Domm) nas próximas edições. O foco é atender crianças que moram em Marília, enquanto o HMI segue referência para as demais cidades da região.
Os novos leitos atendem a uma demanda crescente por internação de menores com confirmação de Covid-19.
ENFERMARIA LOTADA
Boletim da autarquia HC/Famema, divulgado nesta sexta-feira (28), indica 150% de ocupação na enfermaria pediátrica e pronto-socorro do Materno Infantil.
A enfermaria tem oito leitos e sete estavam ocupados; porém, a unidade de pronto atendimento [onde não deveria ocorrer internação] estava com cinco crianças na espera por vaga clínica para internação.
Em contrapartida, situação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no HMI indicava zero como taxa de ocupação. São dois leitos instalados e nenhum estava sendo utilizado nesta sexta.
O Marília Notícia questionou também a Santa Casa de Marília sobre a situação atual, referente a leitos pediátricos instalados e ocupados, mas o hospital não respondeu ao site até a publicação desta reportagem.