Marília recebe alerta para risco de tempestade
Um alerta sobre “grande perigo” para o risco de tempestades em Marília e região foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) e tem validade entre quarta (26) e quinta-feira (27).
Conforme o órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pode haver chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo.
Segundo o INMet, há “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.
Caso ocorram rajadas de vento, a orientação é para que a população “não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. E não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”.
Há ainda a orientação para que “se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”.
IPMET
Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), começa nesta quarta-feira (26) uma série de dias chuvosos, até ao menos a semana que vem, com precipitações que podem chegar perto de 100 milímetros em 24h.
O meteorologista José Carlos Figueiredo explica que até amanhã “devido à intensificação de um sistema de baixa pressão no continente, nos próximos dois dias, teremos aumento da nebulosidade com chuvas e trovoadas isoladas, a partir da tarde. Temperaturas estáveis”.
De sexta-feira (28) em diante, um “sistema frontal atua sobre o Estado de São Paulo, mantendo o tempo instável, como céu nublado, com chuvas e trovoadas isoladas”.