MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 07 jan. 2022

De olho em recursos, Daniel traz Marcos Pontes à cidade

por Carlos Rodrigues

Daniel Alonso convida Marcos Pontes para vir a Marília; Executivo quer viabilizar parceria com o governo federal (Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações confirmou, na tarde desta quinta-feira (6), que o ministro Marcos Pontes estará em Marília na próxima segunda-feira (10). A visita – antecipada pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB) – estava pré-definida desde o início de dezembro, quando o chefe do Executivo mariliense esteve em Brasília (DF).

Pontes deve visitar pelo menos dois locais na cidade: um deles é a área na zona Leste em que está projetado o Parque Tecnológico de Marília; o outro é a microusina fotovoltaica que está sendo construída em uma Parceria Público Privada (PPP) próximo à antiga rodoviária.

A unidade de geração garantirá o fornecimento de energia para iluminar toda margem da antiga via de acesso do Pombo que, nas últimas décadas, estava abandonada. Agora está sendo revitalizada.

Conforme mostrou o Marília Notícia em primeira mão, a microusina foi totalmente doada por um empresário do setor. A estrutura está sendo pensada para receber a visita de alunos das escolas municipais.

Os estudantes poderão aprender – na prática – como é feita a captação da luz do Sol por meio das placas e a transformação em energia elétrica.

Antes sinônimo de abandono, antiga via do Pombo, que dava acesso à rodoviária, está sendo revitalizada e receberá microusina (Foto: Divulgação)

SALTO TECNOLÓGICO

Diferente de um distrito industrial – focado na produção de bens –, a estrutura de parques tecnológicos conta com empresas específicas das áreas de automação, softwares, tecnologia da informação, processamento de dados, plataformas digitais e inovação em geral.

Além disso, estes aglomerados empresariais também recebem núcleos de pesquisas de universidades e instituições de ensino, laboratórios e escritórios de empresas [inclusive de produtos tradicionais], interessadas no desenvolvimento de novos conhecimentos.

O prefeito Daniel Alonso busca parcerias para obtenção de investimento de pelo menos R$ 30 milhões para a construção da infraestrutura, em área de 200 mil m² em Lácio, além da edificação do Centro Administrativo de Marília, entorno do qual devem orbitar as empresas que ocuparão o Parque Tecnológico.

O projeto prevê a transferência de secretarias municipais, o gabinete do Executivo e outros serviços públicos para o Parque Tecnológico, com a expectativa de que o contribuinte seja beneficiado por uma “Prefeitura de última geração”, com instalações e filosofia focadas na eficiência.

“Nosso principal objetivo é atrair novas empresas e gerar milhares de empregos na área da tecnologia da informação. Vamos fazer de Marília um ‘Vale do Silício do Centro Oeste Paulista’ e entrar para a história”, garante o prefeito Daniel Alonso.

Projeto tem Univem como uma das parceiras (Imagem: Prefeitura de Marília/Divulgação)

 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Operação da Dise prende pai e filho por tráfico de drogas na zona norte
  • 2
    Idoso é encontrado morto em apartamento após dois dias sem contato com a família
  • 3
    Empresário tenta entrar em festa, tem acesso negado e agride mulher
  • 4
    Acordo define compensação e horário do comércio neste fim de ano

Escolhas do editor

JUDICIÁRIO
Justiça marca primeira audiência do caso Rafael PasconJustiça marca primeira audiência do caso Rafael Pascon
Justiça marca primeira audiência do caso Rafael Pascon
SAÚDE PÚBLICA
Santa Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUSSanta Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUS
Santa Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUS
JUSTIÇA DO TRABALHO
Acordo define compensação e horário do comércio neste fim de anoAcordo define compensação e horário do comércio neste fim de ano
Acordo define compensação e horário do comércio neste fim de ano
IMPOSTO
Alesp aprova projeto do Estado e isenção do IPVA deve chegar a quase 80% da frota de motosAlesp aprova projeto do Estado e isenção do IPVA deve chegar a quase 80% da frota de motos
Alesp aprova projeto do Estado e isenção do IPVA deve chegar a quase 80% da frota de motos

Últimas notícias

Prazo para retirada de guias de castração termina nesta sexta-feira em Tupã
Lei garante pró-labore a policiais civis que atuarem no reforço da segurança em Tupã
Pompeia conquista 3º lugar em ranking estadual de boas práticas na educação
DHS de Pompeia firma parceria com Unesp para fortalecer saúde mental no SUS

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie