MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 05 jan. 2022

Consumidores bem resolvidos com o Uno vão sentir saudade

por Carlos Rodrigues

Carro bom e barato; Douglas, na próxima troca, vai pesquisar Uno mais novo e se manter na marca (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

O Uno preto, ano 1994, é o quarto carro que o carpinteiro mariliense Douglas Camargo da Silva, de 22 anos, teve desde que começou e dirigir.

É o segundo do mesmo modelo. A notícia de que a Fiat resolveu aposentar a série – já revitalizada na versão Vivace – causou certo espanto.

Quem gosta da economia que o compacto proporciona está, como Douglas, surpreso com a decisão da montadora italiana e nem um pouco incomodado em andar com um carro fora de linha.

“É econômico, me leva para todo lugar, resolve o que precisa resolver em termos de locomoção. A mecânica dele é barata. Quando for trocar, vai ser por um Uno mais novo”, afirma.

No Brasil desde 1984, o modelo caiu no gosto (e no bolso) do consumidor brasileiro. Carro para jovens… Para idosos… Primeiro carro… Carro para quem já cansou de gastar dinheiro com manutenção e deseja um transporte básico.

O velho “uninho” só ficou em baixa quando o país teve a ilusão do enriquecimento, durante a década de 2010, momento em que as exigências em relação ao desempenho e tecnologias começaram a invadir as concessionárias já nos modelos de entrada. Foi aí que a expressão carro popular acabou, praticamente, sem nenhum sentido.

Em 37 anos de história no Brasil, o Uno somou 4.379.356 unidades produzidas na fábrica de Betim (MG), de agosto de 1984 a dezembro de 2021.

O Fiat Uno teve apenas duas gerações. A primeira com desenho assinado pelo italiano Giorgetto Giugiaro inovou pelas dimensões e as linhas retas. A desconfiança em função do seu antecessor, o Fiat 147, logo acabaram e o carro foi amplamente aceito.

Em 2010, a montadora lançou o Novo Uno, que teve diversas estilizações, preservando o Mille entre as opções. Por fim, a Fiat anunciou no mês passado a série especial Ciao, que significa adeus, em alusão ao encerramento da produção do modelo.

O Uno Ciao conta com um grande pacote de equipamentos. Há plaqueta numerada em cada uma das 250 unidades. Computador de bordo e sistema de som com bluetooth e porta USB fazem parte da lista de facilidades, que evidentemente, custam, proporcionalmente, muito mais que todos os velhos primos da montadora italiana.

Uno Ciao; adeus em grande estilo (Foto: Divulgação/Fiat)

Siga nossas redes sociais:

Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    Polícia Civil investiga disparo de arma de fogo em casa na zona sul de Marília
  • 4
    Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Escolhas do editor

SAÚDE
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obrasNova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras
ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault

Últimas notícias

Comércio de Marília amplia horário e prepara campanha para o Dia dos Pais
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras
Unimar abre inscrições para mais de 25 cursos de especialização e MBA em 2026
Unimar amplia segurança no campus com desfibrilador e capacitação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie