MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 27 nov. 2021

Marília cumpre meta e já atinge 45% de atualização na iluminação pública

por Carlos Rodrigues

Mapa da empresa Citelum aponta na cor verde as regiões que já foram atendidas pelo programa de revitalização (Imagem: Divulgação/Citelum)

Levantamento da Prefeitura de Marília aponta que, no intervalo de 13 meses, a cidade substituiu 45% das luminárias pelo sistema LED, o que equivale a cerca de 16 mil pontos de iluminação pública. Em manutenção, foram investidos R$ 2,7 milhões. Obras custaram R$ 11,2 milhões.

O Programa de Revitalização e Modernização do Parque de Iluminação Pública teve 98% dos serviços atendidos no prazo contratual.

Programa já chega aos bairros mais distantes do Centro e atinge 45% da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Relatório divulgado pela empresa Citelum, que cumpriu o primeiro ano de contrato, aponta que foram realizados mais de 5,5 mil serviços de manutenção. Os marilienses utilizaram o call center (0800-727-7173) em pelo menos 60% dos casos e o Aplicativo Cidade Iluminada [disponível para Android e iOS] em 25% das ocasiões; outros meios foram utilizados em 15% das solicitações.

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) afirmou, por meio de sua assessoria, que a substituição pela tecnologia LED em 45% das luminárias já representou uma queda de metade da energia elétrica consumida nas regiões que passaram pela revitalização. A maioria das lâmpadas antigas era de era vapor metálico e vapor de mercúrio, de consumo bem mais elevado.

Aplicativo; clique para fazer download se seu celular for Android (Imagem: Reprodução)

“É um investimento que se paga. O LED veio para ficar. As pessoas fizeram ou ainda estão fazendo esse tipo de substituição em suas casas, por conta da economia. Nós, na administração da cidade, estamos seguindo o exemplo do cidadão, da dona de casa, que também busca fazer o dinheiro render mais”, destacou o chefe do Executivo.

Atualmente estão em andamento projetos de modernização que contemplam bairros da região central da cidade. São logradouros antigos, com sistemas já superados de energia elétrica, nos quais os moradores sentem grande impacto com a mudança.

Além de manutenções, programa fez obras pelas cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Conforme o cronograma definido por Alonso com a empresa, os próximos projetos de substituição são de partes do Palmital, um amplo conjunto de bairros que se estendem do Centro até a região Norte, na saída para Lins e Ribeirão Preto.

A previsão é que até o final de 2022 Marília tenha 100% do Parque de Iluminação Pública com luminárias de LED.

Economia de 50% no consumo de energia, nas regiões que tiveram tecnologia de iluminação atualizada (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio
  • 3
    Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
  • 4
    Morador de Oriente é encontrado morto dentro de casa após dois dias sem notícias

Escolhas do editor

TEMPO
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvasEscolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetosCâmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
PADRE NÓBREGA
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília

Últimas notícias

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%, apontam dados do IBGE
Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília
Festa de Natal das Crianças emociona e reúne público recorde
SP-333 recebe obras de duplicação e novos dispositivos entre Guarantã e Pongaí

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie