MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 11 nov. 2021

Unimar participa da criação do calendário ambiental

por Carolina Rolta

A Universidade de Marília (Unimar), através do EaD, participou da primeira reunião de elaboração do calendário anual de educação ambiental, que dará origem a um projeto de lei municipal. A primeira reunião contou com a participação do chefe da Divisão do Meio Ambiente de Marília, do coordenador de Educação Ambiental do Conselho Ambiental de Desenvolvimento e Sustentabilidade do Município de Marília, da embaixadora do Programa Lixo Zero e integrante do Programa Município VerdeAzul, Rosângela Fernandes Dias.

De acordo com o coordenador do curso de Gestão Ambiental da Unimar EaD, Henrique Lacerda Nieddermeyer, é uma honra integrar a equipe e poder agir em prol da cidade. “É uma satisfação nos reunirmos com estes profissionais engajados e comprometidos. Eu me sinto bastante honrado por ter sido convidado para a elaboração do calendário anual ambiental de Marília, estou aprendendo muito ouvindo a cada sugestão proposta e, tenho certeza, que nossos alunos de gestão ambiental só tem a ganhar com esta parceria que a Unimar faz com o Poder Público”, destaca.

O ensino a distância da Unimar oferece o curso de Gestão Ambiental, objetivo formar profissionais que atuarão na gestão integradora do negócio aptos a pesquisar, auditar, implementar e gerir processos sustentáveis. “Nós vamos engajar nossos alunos nestes projetos e demandas, sempre buscando soluções para que eles consigam diminuir esta lacuna, entre teoria e a prática, e participem efetivamente de cada uma das funções ambientais em Marília”, ressalta Nieddermeyer.

O objetivo da elaboração do calendário anual de educação ambiental é integrar o Poder Público e privado em ações que vão transformar a forma como a cidade lida com o lixo, tentando diminuir áreas de descarte irregular e incentivando a coleta seletiva. A discussão para elaboração do calendário tem a participação do chefe da Divisão do Meio Ambiente de Marilia, Cassiano Rodrigues Leite, do coordenador de Educação Ambiental do Conselho Ambiental de Desenvolvimento e Sustentabilidade do Município de Marília, Wilson Hakamata, da embaixadora do Programa Lixo Zero, Rosângela Fernandes Dias e do integrante do Programa Município VerdeAzul, Leandro Silva Rodrigues.

Para Cassiano Leite, a partir desta discussão, ações serão tomadas para melhorar a questão ambiental da cidade. “A partir da elaboração deste calendário, que será transformado em lei, faremos ações anuais de educação ambiental. Neste momento, estamos buscando informações para montar o calendário visando zerar o lixo de Marília, mas articulando com as demais redes estaduais, municipais e empresas. Esse é o nosso propósito, implantar uma gestão ambiental e uma educação ambiental de alta qualidade do município”, explica.

Ainda segundo Leite, pensar e agir para melhorar o meio ambiente é uma questão de sobrevivência. “A importância desta reunião é porque estamos sentindo o impacto na pele, buscamos esta melhoria no impacto ambiental positivo, como temos visto o apelo mundial, porque precisamos reverter este quadro de desmatamento, queimadas e poluição das águas, porque se não revertermos não teremos futuro. Estamos unindo forças, seguindo o mesmo caminho para ganharmos apoio de outras categorias, empresários, professores, diretores de rede de ensino para ampliar esta ramificação e juntos mudarmos a história ambiental de Marília”, enfatiza.

Para Wilson Hakamada, este é o início de uma melhora exponencial na questão da responsabilidade ambiental. “Estamos bem atrás daquilo que gostaríamos, já deveríamos estar bem mais avançado e começado a pensar na questão há 70 anos. Mas com força de vontade e a capacidade de cada um, podemos fazer a diferença lá na frente. Este primeiro encontro foi muito bom, com este novo engajamento e pessoas capacitadas envolvidas, com alegria em participar, faz com que a gente se renove também, porque sabemos que não estamos sozinhos”, conta.

A embaixadora do Programa Lixo Zero de Marília, Rosângela, destaca a união de potencialidades na busca de soluções para um tema de extrema importância. “Trazer este conceito que é usado mundialmente é de grande valor, principalmente porque estamos com pessoas, atores sociais, muito importantes para que possamos trabalhar totalmente o conceito lixo zero no ano que vem em nosso município e avançar em todos os objetivos e resultados, tanto dos empresários como dos gestores públicos e sociedade civil. Acredito que sem este calendário e o envolvimento de todos, nós não iríamos conseguir fazer este trabalho e levar esta responsabilidade social. Tenho certeza que logo mais, Marília será uma das cidades destaques neste assunto, que é o lixo zero”, finaliza.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui!  Estamos no Telegram também, entre aqui.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos
  • 2
    Irmãos acusados de espancar jovem até a morte em Garça têm júri agendado
  • 3
    Cinco anos após tragédia, acusados de matar psicóloga durante racha são condenados
  • 4
    Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio

Escolhas do editor

DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventivaMP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
CONECTA JOVEM
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovensMarília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
MUNDIAL
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da CopaMN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
HABILITAÇÃO
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHsMarília supera média nacional e acelera emissão de CNHs
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHs

Últimas notícias

Motorista entra na contramão e provoca acidente com motocicleta em Garça
Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
‘Capacitação de agentes qualifica atendimento à população’, defende Danilo da Saúde

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie