MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
qua. 10 nov. 2021

Oito em cada dez adultos de SP têm anticorpos contra covid, diz estudo

por Agência Estado

Oito em cada dez adultos da cidade de São Paulo, ou 81,8% da população com 18 anos ou mais, possuem anticorpos neutralizantes do coronavírus, diz estudo divulgado nesta terça-feira, 9. Os dados foram coletados dos dias 9 a 20 de setembro. No ciclo anterior do estudo, cujas informações foram levantadas de 22 de abril a 1º de maio, o mesmo índice era de 33,3%. A quantidade de adultos com anticorpos, portanto, mais que dobrou na capital – reflexo dos altos índices de contágio e do avanço da vacinação.

“Esses dados (do estudo) sugerem que os números de casos graves e mortes devem continuar a diminuir”, indicam pesquisadores do SoroEpi MSP. Responsável pela condução do monitoramento de soroprevalência, o projeto reúne cientistas como da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e tem como financiadores o Instituto Semeia, o Laboratório Fleury, o Ipec (antigo Ibope) e o Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

Para medir a soroprevalência no município, foram analisadas no último ciclo do estudo 1.055 amostras de sangue coletadas em 160 setores censitários da cidade. Os níveis de anticorpos anti SARS-CoV-2 (IgG e IgM) foram medidos usando um método de quimioluminescência, da farmacêutica Abbott, e um segundo teste de eletroquimioluminescência, da também farmacêutica Roche.

Colunista do Estadão, o biólogo Fernando Reinach, que participa da pesquisa, explica que a equipe que conduziu a última fase do estudo foi surpreendida pela quantidade de pessoas com anticorpos neutralizantes. Ainda assim, ele ressalta que o número está associado ao avanço da cobertura vacinal e reforça que os adultos que atualmente possuem anticorpos podem ser até mais que 81,8% – uma vez que a cobertura vacinal aumentou ao longo das últimas semanas.

Segundo o último vacinômetro divulgado pela Prefeitura, a cidade tem atualmente 95,7% dos adultos vacinados com duas doses ou dose única contra o coronavírus. Em 20 de setembro, data em que a coleta do último estudo foi finalizada, o índice era de 70%. Quando o primeiro vacinômetro foi divulgado, em 21 de junho, o mesmo indicador era de 18,3%. Para que haja a chamada imunização completa, porém, é necessário esperar 14 dias após receber a segunda dose ou a dose de aplicação única.

Como efeitos da vacinação, o País tem apresentado quedas consistentes no número de casos e mortes pela covid-19. Nesta segunda-feira, 8, por exemplo, todo o Estado de São Paulo não registrou nenhuma morte pela doença. “A vacinação garante que uma parte das pessoas não vai contrair o vírus. Quando contraem, elas transmitem menos. E quando apresentam sintomas, eles costumam ser mais leves”, explica Reinach. “Tudo isso sugere que, se a gente não tiver novas variantes, a pandemia está chegando ao fim.”

Metade dos adultos da capital possui anticorpos contra a nucleoproteína do Sars-CoV-2

O levantamento do SoroEpi MSP aponta ainda que 52,8% da população adulta da capital paulista – o que corresponderia a 4 887.251 habitantes – possui anticorpos contra a nucleoproteína do Sars-CoV-2, ante 41,6% no último ciclo.

Por esses anticorpos serem produzidos principalmente após a infecção pelo coronavírus, os pesquisadores indicam, com isso, que pode haver uma subnotificação expressiva de diagnósticos positivos na capital paulista.

Dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo no dia 20 de setembro apontam que, na ocasião, o total de pessoas que já haviam testado positivo na cidade era de 1,4 milhão (atualmente, o indicador subiu para 1,5 milhão) – número mais de três vezes menor do que o levantado pelos pesquisadores.

Ainda assim, não dá para precisar de quanto seria a subnotificação, uma vez que algumas pessoas vacinadas com a Coronovac, que é feita a partir de vírus inativado, também podem produzir anticorpos contra a nucleoproteína do Sars-Cov-2 em alguns casos.

Pesquisador líder do projeto, o infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, Celso Granato, pondera que, por outro lado, as vacinas da Pfizer, da AstraZeneca e da Janssen produzem exclusivamente os anticorpos neutralizantes. Desse modo, eles estariam mais atrelados à vacinação.

Segundo o estudo, um outro ponto é que o número de anticorpos contra a nucleoproteína é menor nos distritos mais ricos (43,1%) e maior nos distritos mais pobres (62,8%), indicando que pode haver uma exposição distinta ao coronavírus entre esses grupos. Já as taxas de pessoas com anticorpos neutralizantes não apresentam diferenças significativas.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    DDM liberta mulher e filhos de cárcere privado na zona norte de Marília
  • 2
    Homem que espancou jovem em apartamento tem prisão decretada
  • 3
    Trabalhador rural pisoteado por animal em Pompeia morre em Marília
  • 4
    Ambulância e SUV batem de frente na rodovia SP-294 em Pompeia

Escolhas do editor

RODOVIAS
Artesp autoriza reajuste dos pedágios da SP-333 em Marília e EchaporãArtesp autoriza reajuste dos pedágios da SP-333 em Marília e Echaporã
Artesp autoriza reajuste dos pedágios da SP-333 em Marília e Echaporã
Azul Viagens promove ação com descontos e seleção de destinos da Copa do MundoAzul Viagens promove ação com descontos e seleção de destinos da Copa do Mundo
Azul Viagens promove ação com descontos e seleção de destinos da Copa do Mundo
GOVERNO PAULISTA
Detran-SP amplia acesso digital para 88 serviços online para motoristasDetran-SP amplia acesso digital para 88 serviços online para motoristas
Detran-SP amplia acesso digital para 88 serviços online para motoristas
GOVERNO FEDERAL
Ministério da Saúde destina mais de R$ 7,7 milhões para MaríliaMinistério da Saúde destina mais de R$ 7,7 milhões para Marília
Ministério da Saúde destina mais de R$ 7,7 milhões para Marília

Últimas notícias

Governo publica banco para reunir dados de celulares roubados
Fabricação de produto alimentício gerou mais emprego em 2024, diz IBGE
Não houve intuito de descumprir a lei, diz Bolsonaro sobre arma
Artesp autoriza reajuste dos pedágios da SP-333 em Marília e Echaporã

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie