Câmara Técnica discute pedido de credenciamento do HOU
Reunião da Câmara Técnica da Direção Regional de Saúde (DRS IX – Marília), na próxima quinta-feira (14), vai discutir o pedido de credenciamento do Hospital Oncológico da Unimar (HOU), inaugurado pelo Hospital Beneficente Unimar (HBU) em agosto desse ano.
Para ter sua estrutura habilitada para prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), a instituição de saúde protocolou pedido na Secretaria Municipal de Saúde no dia 3 de agosto.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, análise técnica foi feita em menos de dez dias. Ofício foi então encaminhado ao Departamento Regional de Saúde no dia 10 daquele mês.
“Trata-se de serviços da rede de Alta Complexidade, logo os trâmites devem ser seguidos rigorosamente, inclusive com avaliação técnica documental pela Secretaria de Estado da Saúde, para verificação de parâmetros previstos em Portaria, além de visita in loco por técnicos da DRS”, escreveu Cássio em uma rede social.
Na semana passada o gestor municipal foi questionado pelo Marília Notícia sobre a tramitação do processo e informou que coleta de dados ainda estava sendo feita, no âmbito da pasta.
“Reiteramos que quem habilita serviços do SUS é o Ministério da Saúde, após ouvir e conhecer o parecer municipal e estadual. No que compete ao município, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília utilizou somente uma semana para despachar”, garantiu em sua postagem.
O secretário foi novamente questionado pelo site se existe [ou não] alguma tramitação a ser feita no âmbito da pasta. Conforme Cássio, a Secretaria já concluiu sua etapa no procedimento.
DIÁLOGO ABERTO
Conforme apurou o Marília Notícia, o HBU tem diálogo aberto com lideranças que representam a região, tanto em âmbito estadual como federal. Dessa forma, a demora para a tramitação local poderia atravancar o processo, potencialmente acelerado em etapas posteriores, junto o Ministério da Saúde.
Com a inauguração e credenciamento do Hospital Oncológico ao SUS, a expectativa é que pacientes de Marília e cidades da região deixem de ser obrigados a buscar assistência em outros centros referenciados, como Jaú e Barretos.
A ampla estrutura do Hospital Oncológico Unimar permitirá, inclusive, dobrar as cirurgias de câncer em Marília.