Ausência na 2ª dose preocupa Saúde e autoridades em Marília
A Prefeitura de Marília emitiu alerta para toda população sobre a importância do recebimento da segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Nas últimas ações, a administração municipal sentiu grande diferença entre o número de doses ofertadas e a quantidade de pessoas que fizeram o agendamento. Por exemplo: na última sexta-feira (1º), o município disponibilizou 3.140 doses para as pessoas que receberam a primeira etapa da AstraZeneca no dia 9 de julho, na Unimar, mas apenas 1.003 agendaram o retorno – ou seja, menos de 32%.
O mesmo ocorreu no último sábado (2), quando foram disponibilizadas 2.367 doses, mas somente 940 pessoas fizeram o agendamento, menos de 40% do total disponível.
O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, demonstra preocupação com o alto índice de pessoas sem completar o ciclo vacinal.
“Estamos muito preocupados, pois – além de toda a logística que é montada para as ações de imunização, com o deslocamento de todo o pessoal e equipamentos – muitas pessoas estão achando que a pandemia acabou, o que é um grande equívoco. O vírus continua circulando e quem recebe a segunda dose tem uma imunização maior”, lembra.
O gestor da pasta pontua que é fundamental que as pessoas se conscientizem, recebam a segunda dose e continuem tomando todos os cuidados, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.
A Prefeitura tem feito todo o esforço para vacinar todas as pessoas com a segunda dose, mas depende mais da conscientização da população. “Temos conseguido vacinar até algumas pessoas que não agendaram, através de contato direto com elas, mas isso – na maioria das vezes – não é possível, pois a pessoa não atende o telefone. O fundamental é que as pessoas se conscientizem da importância da segunda dose e compareçam ao local de vacinação”, afirma o secretário.
As pessoas que perderam as ações de 2ª dose e estão em atraso podem comparecer em uma dessas unidades [abaixo relacionadas], das 8h às 16h30, para completar o esquema vacinal.
- USF Santa Antonieta III / Julieta (avenida Eliezer Rocha, 2.505);
- USF CDHU/São Bento (rua Ionel Carvalho Domingos, 556);
- USF Lácio (avenida Brasil, 272);
- Parque dos Ipês (rua Francisco da Costa Pimentel, 880);
- Jardim Marília (rua Açucenas, 54);
- UBS Alto cafezal (rua Paes Leme, 850);
- UBS Chico Mendes (rua Amador Bueno, 1.085);
- UBS Planalto (rua Gildo Bonato, 207);
- UBS São Judas (rua Ribeirão Preto, 510);
- USF Bandeirantes (rua Manoel de Oliveira Borges, 96);
- USF América 4 (rua Nelsom Rossato, 63);
- USF Jd Flamingo (rua Padre José Osvaldo Nunes, s/n);
- USF Teruel (rua Elías Rifan, 35);
- UBS Santa Antonieta;
- USF Jardim Renata (rua Antonia Bergamini Sândalo, 35);
- USF Tofoli (rua Yutaka Kamakura, 34);
- UBS São Miguel (rua Vinte e Quatro de Dezembro, 2.885);
- USF Santa Augusta (rua Bartolo Bassalobre, 473).