Marília conclui o ciclo 2021 do Programa Município VerdeAzul
O Governo do Estado encerrou nesta quarta-feira (22) o ciclo 2021 para elaboração, execução e envio comprobatório das ações ambientais realizadas pelas Prefeituras participantes do PMVA, correspondentes ao período de 10 de outubro de 2020 a 22 de setembro de 2021.
O município de Marília concluiu 100% das ações propostas e realizou o envio em tempo hábil, e aguarda a avaliação dos critérios técnicos que formarão o ranking 2021.
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) destaca que o programa é extremamente importante para as cidades que visam uma boa gestão ambiental.
“O Município VerdeAzul foi desenvolvido com o objetivo estimular e auxiliar as Prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas e estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Marília caminha a passos largos neste sentido, através de uma gestão que prioriza o meio ambiente em cada ação realizada.”
Segundo o chefe do Executivo, a atual gestão construiu as estações de tratamento de esgoto, que colocaram a cidade no seleto grupo de municípios que coletam e tratam os efluentes.
“Iniciamos a coleta seletiva e vamos expandir em toda cidade, através de ecopontos e de porta em porta; identificamos e estamos cuidando das nossas nascentes; estamos construindo o parque sustentável ‘Projeto Plantas e Peixes’, que permitirá a educação ambiental de forma prática; apoiamos projetos ambientais diversos, como hortas urbanas, agrofloresta, meliponicultura, dentre outros que nos procuram para viabilizar parcerias”, lista Alonso.
Na arborização urbana, o prefeito lembra que estão sendo criados bosques temáticos, como o “Bosque dos Ipês Amarelos” e o “Bosque das Frutas”, que visam melhorar a qualidade do ar e deixar a cidade mais bonita.
“Enfim, Marília está sendo administrada através de uma gestão ambiental eficiente, que gerencia as questões envolvendo todas as secretarias, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável do município. Agradeço à população que tem colaborado para a preservação da nossa natureza, e aos agentes envolvidos nas ações, que permitiram nossa cidade estar entre as certificadas pelo Programa Município VerdeAzul”, agradece o chefe do Executivo.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
O Programa é coordenado pelo chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, e tem como interlocutores Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanham.